Política

Raphael Rios promove amplo debate sobre atendimento a crianças e adolescentes em Araxá

A Câmara Municipal promoveu, nesta quarta-feira (19), Fórum Comunitário para debater a situação do Conselho Tutelar e propostas de políticas públicas para a criança e o adolescente, especialmente em situação de risco em Araxá.

Proposto pelo vereador Raphael Rios e presidido pelo vereador Bosco Júnior, o Fórum também contou com a participação dos vereadores Robson Magela, Fárley Cabeleireiro, Fernanda Castelha e José Valdez (Ceará), além de representantes da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, Ministério Público, Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá (FCAA), Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Polícia Militar e Polícia Civil.

A coordenadora do Conselho Tutelar, Doriane Alves Ribeiro, ressaltou a atenção que a entidade tem dado às escolas, em um trabalho mais próximo aos pais e em busca de firmar parcerias para a redução do envolvimento de crianças e adolescentes a violência.

A promotora de Justiça curadora da Infância e Juventude, Mara Lúcia Silva Dourado, destacou a busca do Conselho Tutelar em cumprir o seu papel, porém, a demanda não para de crescer.

Ela salientou que é extremamente importante que todos os agentes conheçam seus papéis dentro da rede de atendimento, garantindo assim que o menor e sua família serão assistidos, recebendo a devida atenção em busca da resolução dos casos.

Mara elencou ainda os principais problemas que afetam crianças e adolescentes em Araxá: uso de drogas; evasão escolar; família desestruturada; ausência da figura do pai; violência sexual e negligência familiar. E, para resolver esses problemas, a rede de assistência encontra várias dificuldades, que impedem o prosseguimento do atendimento, entre elas a falta da prioridade absoluta quando o assunto é criança e adolescente, o salário defasado dos servidores da rede de atendimento e a necessidade de programas de profissionalização de jovens.

Aberta a palavra à comunidade, foi cobrado dos vereadores a aplicação da Lei do Jovem Aprendiz e foi reforçada a importância do Legislativo conhecer o trabalho das instituições que defendem os direitos das crianças e adolescentes.

Ao final, os vereadores foram parabenizados pela iniciativa de promover o debate sobre a causa, sempre em busca de melhorias e criação de políticas públicas em favor de menores em situação de risco.

“O fórum foi muito positivo, onde todas as redes de atendimento à criança e ao adolescente demonstraram os seus trabalhos e as suas dificuldades. Várias questões foram levantadas, vamos apoiá-las buscando o envolvimento de todos para que as ações sejam integradas, buscando mais eficiência e a construção de políticas públicas para que esse público seja melhor amparado”, conclui o vereador Raphael Rios.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…