Política

Raphael Rios propõe Semana de Conscientização do Autismo

Vereador Raphael Rios apresentou, na reunião ordinária desta terça (26), projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo em Araxá.

 A proposta estipula, anualmente, atividades na semana que coincidir o dia 2 de abril (Dia Mundial do Autismo) com a promoção e conscientização do tema autismo para sensibilizar a sociedade, por meio de palestras, seminários, debates, campanhas e demais ações, em parceria com órgãos públicos e privados.

 De acordo com o projeto, a semana será coordenada por órgãos responsáveis pela Saúde, Educação e Assistência Social, em conjunto com entidades e grupos que trabalham com o autismo.

 O tema autismo vem ganhado conquistas durante o mandato do vereador Raphael Rios. Ele é autor de uma lei que inclui pessoas portadoras do autismo no atendimento prioritário de estabelecimentos públicos e privados.

 Junto com símbolos de gestantes, idosos e deficientes físicos, o atendimento ao autista está caracterizado com um laço formado por peças de quebra-cabeça, símbolo mundial do autismo. A identificação é feita mediante carteirinha emitida pela Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada).

 Além disso, em conjunto com o Grupo A&+ e pais que têm filhos autistas, Raphael Rios viabilizou junto à Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes a emissão de credenciais de estacionamento prioritário para esse público.

 Durante o encontro com o órgão, que ocorreu no fim de 2018, foi relatado ao secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni, as dificuldades enfrentadas no trânsito e a escassez de vagas prioritárias, principalmente nas proximidades de escolas e instituições de saúde.

 A solicitação da credencial é feita na Asttran e os pais devem apresentar comprovante de residência, cópia do documento de identidade e laudo médico original.

 “Agora com esta legislação que estamos propondo é justamente para trabalhar a causa de uma maneira abrangente, dedicando uma semana, principalmente para sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades e buscar alternativas para um melhor atendimento e acolhimento de que merece uma atenção especial”, destaca Raphael Rios.

 A proposta segue para tramitação no plenário da Câmara.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…