Vereador Raphael Rios apresentou, na reunião ordinária desta terça (26), projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo em Araxá.
A proposta estipula, anualmente, atividades na semana que coincidir o dia 2 de abril (Dia Mundial do Autismo) com a promoção e conscientização do tema autismo para sensibilizar a sociedade, por meio de palestras, seminários, debates, campanhas e demais ações, em parceria com órgãos públicos e privados.
De acordo com o projeto, a semana será coordenada por órgãos responsáveis pela Saúde, Educação e Assistência Social, em conjunto com entidades e grupos que trabalham com o autismo.
O tema autismo vem ganhado conquistas durante o mandato do vereador Raphael Rios. Ele é autor de uma lei que inclui pessoas portadoras do autismo no atendimento prioritário de estabelecimentos públicos e privados.
Junto com símbolos de gestantes, idosos e deficientes físicos, o atendimento ao autista está caracterizado com um laço formado por peças de quebra-cabeça, símbolo mundial do autismo. A identificação é feita mediante carteirinha emitida pela Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada).
Além disso, em conjunto com o Grupo A&+ e pais que têm filhos autistas, Raphael Rios viabilizou junto à Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes a emissão de credenciais de estacionamento prioritário para esse público.
Durante o encontro com o órgão, que ocorreu no fim de 2018, foi relatado ao secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni, as dificuldades enfrentadas no trânsito e a escassez de vagas prioritárias, principalmente nas proximidades de escolas e instituições de saúde.
A solicitação da credencial é feita na Asttran e os pais devem apresentar comprovante de residência, cópia do documento de identidade e laudo médico original.
“Agora com esta legislação que estamos propondo é justamente para trabalhar a causa de uma maneira abrangente, dedicando uma semana, principalmente para sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades e buscar alternativas para um melhor atendimento e acolhimento de que merece uma atenção especial”, destaca Raphael Rios.
A proposta segue para tramitação no plenário da Câmara.