Super banner
Super banner

Raphael Rios propõe Semana de Conscientização do Autismo

Raphael Rios propõe Semana de Conscientização do Autismo

Vereador Raphael Rios apresentou, na reunião ordinária desta terça (26), projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo em Araxá.

 A proposta estipula, anualmente, atividades na semana que coincidir o dia 2 de abril (Dia Mundial do Autismo) com a promoção e conscientização do tema autismo para sensibilizar a sociedade, por meio de palestras, seminários, debates, campanhas e demais ações, em parceria com órgãos públicos e privados.

 De acordo com o projeto, a semana será coordenada por órgãos responsáveis pela Saúde, Educação e Assistência Social, em conjunto com entidades e grupos que trabalham com o autismo.

 O tema autismo vem ganhado conquistas durante o mandato do vereador Raphael Rios. Ele é autor de uma lei que inclui pessoas portadoras do autismo no atendimento prioritário de estabelecimentos públicos e privados.

 Junto com símbolos de gestantes, idosos e deficientes físicos, o atendimento ao autista está caracterizado com um laço formado por peças de quebra-cabeça, símbolo mundial do autismo. A identificação é feita mediante carteirinha emitida pela Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada).

 Além disso, em conjunto com o Grupo A&+ e pais que têm filhos autistas, Raphael Rios viabilizou junto à Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes a emissão de credenciais de estacionamento prioritário para esse público.

 Durante o encontro com o órgão, que ocorreu no fim de 2018, foi relatado ao secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni, as dificuldades enfrentadas no trânsito e a escassez de vagas prioritárias, principalmente nas proximidades de escolas e instituições de saúde.

 A solicitação da credencial é feita na Asttran e os pais devem apresentar comprovante de residência, cópia do documento de identidade e laudo médico original.

 “Agora com esta legislação que estamos propondo é justamente para trabalhar a causa de uma maneira abrangente, dedicando uma semana, principalmente para sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades e buscar alternativas para um melhor atendimento e acolhimento de que merece uma atenção especial”, destaca Raphael Rios.

 A proposta segue para tramitação no plenário da Câmara.

Raphael Rios propõe Semana de Conscientização do Autismo 1

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x