Categorias: Cidade

Recenseadores já estão nas ruas de Araxá para a coleta de dados do Censo 2010

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Araxá começam hoje (3) a visitar os 25,6 mil domicílios da cidade para traçar um perfil dos moradores e de suas condições de vida.

Segundo a gerente da agência do IBGE em Araxá, Gislene Maria Ferreira Ramos, 69 recenseadores são responsáveis pela coleta de dados. Ontem eles fizeram as atualizações dos PDAs (computadores de mão) e hoje já estão nas ruas.

“Todos têm setores censitários nas mãos, vão obedecer a linha de segurança dos setores sem ultrapassar e só depois que terminarem um setor podem passar para outro”, destaca a gerente.

Em Araxá são 25,6 mil domicílios sendo 4 mil com apenas um morador.  “A expectativa que temos é que todos os municípios sejam entrevistados e nós pedimos para as pessoas que receberem os recenseadores não se esqueçam de comentar com os outros moradores que o IBGE já passou pela casa e a entrevista já foi feita”, diz.

Gislene conta que muitos moradores procuram a agência local do IBGE para reclamar que o recenseador não passou na residência, mas quando a casa é pesquisada se constata que a entrevista já foi realizada com outro morador.  

O trabalho na cidade deve ter fim em dois meses na zona urbana. Segundo Gislene, a pesquisa pode demorar um pouco mais na zona rural.

Uniformes

Os recenseadores estão usando boné azul, colete e crachá com dados pessoais, além de um pequeno computador de mão (PDA). Pela primeira vez, o Censo será totalmente informatizado, sem os extensos relatórios de papel.

Novas perguntas

Além do avanço tecnológico, o IBGE acrescentou perguntas ao censo. Serão pesquisados nesta edição cônjuges do mesmo sexo, etnia e língua indígena, tempo de deslocamento para o trabalho, disponibilidade de luz elétrica, de internet e de telefones celulares. O questionário já continha perguntas sobre raça, religião, trabalho e renda, além do número de filhos.

Divulgação

O Censo 2010 começará a ter os resultados divulgados no dia 27 de novembro, quando o IBGE informará ao Tribunal de Contas da União (TCU) o tamanho da população brasileira, estimada hoje em 191 milhões de pessoas.

Os dados serão usados para calcular a distribuição de recursos do governo federal entre as prefeituras, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O rateio é feito de acordo com o número de habitantes de cada cidade.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…