Super banner
Super banner

Recenseadores já estão nas ruas de Araxá para a coleta de dados do Censo 2010

Recenseadores já estão nas ruas de Araxá para a coleta de dados do Censo 2010

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Araxá começam hoje (3) a visitar os 25,6 mil domicílios da cidade para traçar um perfil dos moradores e de suas condições de vida.

Segundo a gerente da agência do IBGE em Araxá, Gislene Maria Ferreira Ramos, 69 recenseadores são responsáveis pela coleta de dados. Ontem eles fizeram as atualizações dos PDAs (computadores de mão) e hoje já estão nas ruas.

“Todos têm setores censitários nas mãos, vão obedecer a linha de segurança dos setores sem ultrapassar e só depois que terminarem um setor podem passar para outro”, destaca a gerente.

Em Araxá são 25,6 mil domicílios sendo 4 mil com apenas um morador.  “A expectativa que temos é que todos os municípios sejam entrevistados e nós pedimos para as pessoas que receberem os recenseadores não se esqueçam de comentar com os outros moradores que o IBGE já passou pela casa e a entrevista já foi feita”, diz.

Gislene conta que muitos moradores procuram a agência local do IBGE para reclamar que o recenseador não passou na residência, mas quando a casa é pesquisada se constata que a entrevista já foi realizada com outro morador.  

O trabalho na cidade deve ter fim em dois meses na zona urbana. Segundo Gislene, a pesquisa pode demorar um pouco mais na zona rural.

Uniformes

Os recenseadores estão usando boné azul, colete e crachá com dados pessoais, além de um pequeno computador de mão (PDA). Pela primeira vez, o Censo será totalmente informatizado, sem os extensos relatórios de papel.

Novas perguntas

Além do avanço tecnológico, o IBGE acrescentou perguntas ao censo. Serão pesquisados nesta edição cônjuges do mesmo sexo, etnia e língua indígena, tempo de deslocamento para o trabalho, disponibilidade de luz elétrica, de internet e de telefones celulares. O questionário já continha perguntas sobre raça, religião, trabalho e renda, além do número de filhos.

Divulgação

O Censo 2010 começará a ter os resultados divulgados no dia 27 de novembro, quando o IBGE informará ao Tribunal de Contas da União (TCU) o tamanho da população brasileira, estimada hoje em 191 milhões de pessoas.

Os dados serão usados para calcular a distribuição de recursos do governo federal entre as prefeituras, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O rateio é feito de acordo com o número de habitantes de cada cidade.

Notícias relacionadas