Categorias: Educação

Rede pública inicia o cadastramento escolar

O cadastramento escolar da rede pública de ensino para o ano letivo de 2009 será realizado no período de 16 a 20 de junho. Os pais das crianças que vão completar seis anos de idade até o dia 30 de junho de 2009 devem comparecer aos postos de inscrição. O cadastro escolar é unificado na rede pública de ensino, integrando Município e Estado, e garante vaga para o ensino fundamental na escola estadual ou municipal mais próxima da residência do aluno.
 
Em Araxá, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas escolas municipais Alice Moura, Lucas Teixeira, Dom Pixote Francisco Braga, de Aplicação Lélia Guimarães, Auxiliadora Paiva; nas escolas estaduais Pio XII e Luiza de Oliveira Faria; nos centros municipais de educação infantil (Cemei) Doralice Afonso e Azália Guimarães, e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano.

Pai, mãe ou responsável deve levar a certidão de nascimento da criança (original e cópia) e uma conta de luz (original e cópia) da residência, com data a partir do mês de fevereiro deste ano.
 
Além das crianças que vão iniciar o ensino fundamental, devem se inscrever também os alunos que queiram ingressar na rede pública de ensino, em qualquer ano do ensino fundamental, e os alunos de escola-pólo de educação infantil, nascidos até 30 de junho de 2003. Os alunos em transferência e os que estão retomando os estudos devem apresentar também o comprovante de escolaridade (caderneta ou boletim expedido pela escola de origem).

Todos os inscritos terão a vaga garantida em escola da rede pública. Os alunos já matriculados na rede pública e os de turmas de educação infantil que funcionam em escolas públicas de ensino fundamental têm a matrícula garantida e não devem fazer o cadastro.
 
Matrícula
 
O período de matrícula dos inscritos no cadastro será de 15 a 19 de dezembro de 2008. O candidato que não realizar a matrícula no prazo previsto será reencaminhado para escolas onde houver vaga remanescente.
 
Os alunos que tiverem carteira de identidade deverão apresentá-la no ato de matrícula ou de sua renovação. Em nenhuma hipótese, a matrícula em escola pública poderá ser condicionada a pagamento de taxa ou a qualquer forma de contribuição compulsória.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…