Categorias: Cultura

Renomados chefs confirmam presença no 5º Festival de Gastronomia

Da Redação/Com Ascom – Araxá estará mais francesa entre os dias 21 e 24 de junho. Isto porque três expoentes de sua culinária no Brasil confirmaram presença no 5º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá. Com trabalho sólido e carreira brilhante, Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Erick Jacquin chegam ao festival mostrando possibilidades saborosas de simbiose com a gastronomia brasileira.

Mesclando a cozinha francesa com ingredientes exóticos e tropicais, Claude Troisgros faz jus ao renome de sua família, a quem é creditada a criação da Nouvelle Cuisine Française.

Já o renomado Laurent Suaudeau, é considerado um dos precursores da cozinha francesa no Brasil, atuando no país desde 1979.

 Erick Jacquin, por sua vez, realiza alta gastronomia sem perder os aromas e sabores de um autêntico bistrô – fato que lhe rendeu o título de Maître Cuisinier de France, a mais alta honraria culinária daquele país.

Sendo a França o berço da chamada “Alta Gastronomia”, a escolha da temática do Festival de Araxá representa um importante diálogo entre a escola clássica e seu momento na contemporaneidade. E nesta aproximação de pratos tradicionais e dos componentes tipicamente brasileiros, emerge a visão estrangeira que tanto enriquece o nosso espectro cultural local.

O festival

Música instrumental de alta qualidade para curtir, um delicioso espaço a se desfrutar, encontrar amigos e, celebrando tudo isso, degustações de cervejas especiais, vinhos e delícias da terra, restaurantes de destaque em espaço gourmet com variados cardápios e deliciosos festins sob o comando de grandes chefs.

Esta é a gostosa mistura que a quinta edição do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá irá trazer para a cidade. Entre os dias 21 e 24 de junho, o festival terá pela primeira vez como palco a histórica Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB). Localizada próximo ao centro da cidade, a antiga Estação Ferroviária brindará os visitantes e turistas com sua arquitetura de época e decoração original, além de seu belo jardim.

Com o objetivo de fomentar o acesso da população à cultura e aos destaques da cozinha nacional e internacional, grandes nomes da música e da gastronomia estarão reunidos na cidade mineira.

Realizado pela De Angelis Planejamento Criativo, Soluções Inteligentes e JL Promoções e Eventos, a quinta edição do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá é apresentada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Vale Fertilizantes e Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Sesc Minas e FCCB, e promoção da Fundação Cultural da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Fundação Cultural Acia).

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…