Categorias: Política

Reunião extraordinária trata autorização para viagem de Jeová

Da Redação – A Câmara Municipal recebeu ofício 008/2013 assinado pelo prefeito Jeová Moreira da Costa solicitando a autorização para viajar ao exterior para missão intermunicipal. A viagem será feita em duas fases; a primeira vai ser na Europa de 10 a 14 de abril e a segunda, na China, entre os dias 14 e 20, baseado nos termos do artigo 24, X, da Lei Orgânica do Município (LOM). Os vereadores não apreciaram a licença de autorização de ausência do prefeito, por 12 dias, em reunião ordinária realizada nesta terça-feira (2); Por meio de consenso, os vereadores decidiram por votar a matéria nesta quinta-feira (4), em sessão extraordinária às 8h.  

De acordo com o ofício enviado nesta segunda-feira, a missão visa reduzir as desigualdades sociais e alavancar o emprego, turismo, além de propiciar melhor qualidade de vida a população de um modo geral. “Neste patamar, fez-se necessária a coordenação de uma equipe multidisciplinar do Executivo Municipal, Instituição de ensino federal (Cefet/MG) e Prefeitura de Betim, buscando firmar parcerias e ações estratégicas com os empresários no exterior”, relata o ofício.

A primeira fase da viagem é entre os dias 10 e 14 de abril na Espanha com a participação da comitiva dos municípios de Araxá e Betim em visita ao Parque Tecnológico de Valladolid para compreender o processo de instalação, funcionamento e parcerias de Parques Tecnológicos.

O ofício conta também que a comitiva segue para China e fica entre os dias 14 e 20 de abril. “Em suma, a missão Europa-China visa estreitar as relações entre a Prefeitura Municipal de Araxá e o mercado Europeu e Chinês, promovendo uma maior divulgação da infraestrutura de inovação oferecidos pelo município a fim de atrair investidores estrangeiros que possam transferir tecnologia inovadora e conhecimento para a região”, aborda o ofício.

Ainda segundo o documento, são doze dias de missão com reuniões e eventos na Espanha, Portugal e China, que incluem rodadas de negociação com empresas e instituições locais, a fim de embasar melhor a aplicação dessa experiência nos projetos de parques tecnológicos a serem implantados nas cidades de Araxá e Betim.

O presidente da Câmara Municipal, Miguel Júnior, afirmou que a Câmara Municipal interrompeu a reunião ordinária por cinco minutos e decidiram votar o ofício da autorização do prefeito Jeová para esta quinta-feira, a partir das 8h.

“A Comissão de Finanças (Justiça, Legislação e Redação Final) está analisando o projeto e gostaria de mais um detalhes e informações. É questão de um artigo que tem que constar nessa lei que fala da prestação de contas, da explicação posterior da viagem, é algo nesse sentido. Então, é uma coisa simples de se resolver. Tenho certeza que na próxima quinta-feira, a Câmara se reunirá e vai apreciar a matéria”, conclui Miguel Júnior.

Caso o prefeito receba a autorização da Câmara para se ausentar na cidade, quem assume o executivo por doze dias é a vice-prefeita Edna Castro.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…