Super banner
Super banner

Reunião extraordinária trata autorização para viagem de Jeová

Reunião extraordinária trata autorização para viagem de Jeová

Foto: Caio Aureliano

Da Redação – A Câmara Municipal recebeu ofício 008/2013 assinado pelo prefeito Jeová Moreira da Costa solicitando a autorização para viajar ao exterior para missão intermunicipal. A viagem será feita em duas fases; a primeira vai ser na Europa de 10 a 14 de abril e a segunda, na China, entre os dias 14 e 20, baseado nos termos do artigo 24, X, da Lei Orgânica do Município (LOM). Os vereadores não apreciaram a licença de autorização de ausência do prefeito, por 12 dias, em reunião ordinária realizada nesta terça-feira (2); Por meio de consenso, os vereadores decidiram por votar a matéria nesta quinta-feira (4), em sessão extraordinária às 8h.  

De acordo com o ofício enviado nesta segunda-feira, a missão visa reduzir as desigualdades sociais e alavancar o emprego, turismo, além de propiciar melhor qualidade de vida a população de um modo geral. “Neste patamar, fez-se necessária a coordenação de uma equipe multidisciplinar do Executivo Municipal, Instituição de ensino federal (Cefet/MG) e Prefeitura de Betim, buscando firmar parcerias e ações estratégicas com os empresários no exterior”, relata o ofício.

A primeira fase da viagem é entre os dias 10 e 14 de abril na Espanha com a participação da comitiva dos municípios de Araxá e Betim em visita ao Parque Tecnológico de Valladolid para compreender o processo de instalação, funcionamento e parcerias de Parques Tecnológicos.

O ofício conta também que a comitiva segue para China e fica entre os dias 14 e 20 de abril. “Em suma, a missão Europa-China visa estreitar as relações entre a Prefeitura Municipal de Araxá e o mercado Europeu e Chinês, promovendo uma maior divulgação da infraestrutura de inovação oferecidos pelo município a fim de atrair investidores estrangeiros que possam transferir tecnologia inovadora e conhecimento para a região”, aborda o ofício.

Ainda segundo o documento, são doze dias de missão com reuniões e eventos na Espanha, Portugal e China, que incluem rodadas de negociação com empresas e instituições locais, a fim de embasar melhor a aplicação dessa experiência nos projetos de parques tecnológicos a serem implantados nas cidades de Araxá e Betim.

O presidente da Câmara Municipal, Miguel Júnior, afirmou que a Câmara Municipal interrompeu a reunião ordinária por cinco minutos e decidiram votar o ofício da autorização do prefeito Jeová para esta quinta-feira, a partir das 8h.

“A Comissão de Finanças (Justiça, Legislação e Redação Final) está analisando o projeto e gostaria de mais um detalhes e informações. É questão de um artigo que tem que constar nessa lei que fala da prestação de contas, da explicação posterior da viagem, é algo nesse sentido. Então, é uma coisa simples de se resolver. Tenho certeza que na próxima quinta-feira, a Câmara se reunirá e vai apreciar a matéria”, conclui Miguel Júnior.

Caso o prefeito receba a autorização da Câmara para se ausentar na cidade, quem assume o executivo por doze dias é a vice-prefeita Edna Castro.

Notícias relacionadas