Política

Reunião ordinária da Câmara Municipal de Araxá – 22/02/2017

Na tarde de terça-feira (21), na reunião ordinária da Câmara Municipal de Araxá, alguns assuntos foram destacados pelos parlamentares durante a participação na tribuna. Temas como saúde, obras, desenvolvimento urbano e valorização dos servidores foram amplamente abordados. Antes da abertura dos trabalhos legislativos, o presidente da Casa, vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), entregou para os representantes do Araxá Red Wolves, time de futebol americano da cidade, a documentação que oficializa juridicamente a sua formatação e criação.

“O Araxá Red Wolves é uma equipe de futebol americano, que está instalada na cidade e realizando um importante trabalho na área esportiva”, destacou Fabiano durante a entrega dos documentos.

Os vereadores Zezinho da Aserpa (PT), Fárley Cabeleireiro (Democratas), Edinho Souza (PTB), Luiz Carlos Bittencourt (PTN), Garrado (PR), Emílio Castilho (PR) e Bosco Júnior (PTdoB) apresentaram seus trabalhos na tribuna.

Zezinho cobra ações para a saúde em Araxá

Zezinho ressaltou em seu discurso a necessidade de valorização do servidor público municipal, com o Plano de Cargos de Salários e cursos para preparar os mesmos.

A saúde também ganhou destaque durante o uso do seu tempo regimental. Zezinho comentou que o setor em Araxá está em evidência com algumas inaugurações que vão acontecer, como é o caso do Hospital da Unimed, que será inaugurado em julho deste ano.

O vereador também mencionou as necessidades da Santa Casa de Misericórdia de Araxá, Hospital Dom Bosco e reativação da Casa do Caminho.

Fárley cobra limpeza e recapeamento

O parlamentar indicou recapeamento da rua Abdanur Elias, no bairro São Pedro; manutenção em todo bairro Dona Beja, na rua Rio Branco e na rua Pará; e estudo para implantação de mão única na Rua Tia Nica, no bairro São Pedro, e melhorias na sinalização de solo em todo bairro.

Além disso, ele apresentou duas moções:

Moção de Congratulações – ao tenente-coronel Fernando Marcos dos Reis e aos demais policiais do 37º Batalhão da PM, parabenizando pelo trabalho realizado e pela comemoração dos 12 anos do BPM Araxá

Moção de Congratulações – ao major Ademir Vicente Fagundes, pela promoção ao posto de subcomandante do 37º BPM.

Edinho Souza fala de visitas feitas a entidades do município

O vereador Edinho Souza usou seu tempo regimental para comentar as visitas feitas a entidades junto à Comissão Especial da Casa, composta por ele e pelos vereadores Raphael Rios (Solidariedade) e Emílio Castilho, que trabalha para a liberação de atestados de funcionamento dessas instituições. O parlamentar ainda falou sobre uma reunião com a promotora Mara Lúcia Silva Dourado, em que foram passadas orientações sobre o tema.

Por fim, comentou sua participação em um fórum que debateu os Direitos das Crianças e Adolescentes de Araxá.

Luiz Carlos anuncia destinação de verba de R$ 200 mil para a Santa Casa

Durante seu pronunciamento, o vereador Luiz Carlos Bittencourt comentou as visitas que fez a entidades que prestam serviços de saúde em Araxá. Ele ainda anunciou que o deputado federal Marcelo Álvaro, do PR, vai destinar verba no valor de R$ 200 mil para a Santa Casa.

O parlamentar destacou as cobranças que precisam ser feitas junto à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) em nome da Câmara Municipal de Araxá, Prefeitura Municipal e deputado Bosco. Ele ressaltou que Araxá não pode mais aceitar a forma que é tratada pela estatal, que tem seus lucros retirados da exploração mineral da cidade.

Garrado pede melhorias na sinalização de trânsito

Em seu uso da tribuna, o vereador Garrado apresentou duas indicações relacionadas a melhorias no trânsito da cidade. Um dos pedidos se refere à instalação de faixas e placas de sinalização no bairro Novo Horizonte.

Garrado informou que todo o bairro está deficiente desse serviço, o que tem causado transtornos aos pedestres e motoristas.

A outra indicação solicita redutor de velocidade na rua Santo Antônio, em frente ao campo Dona Adélia. Nas imediações funciona uma escolinha de futebol e o trânsito tem levado perigo aos usuários devido à alta velocidade de tráfego dos veículos.

Emílio pede criação do Conselho Municipal de Esportes

O vereador apresentou uma indicação ao prefeito Aracely de Paula solicitando a criação do Conselho Municipal do Esporte, o que para ele representa um grande avanço para o desporto do município após a criação da Secretaria Municipal de Esportes.

A indicação para criação desse conselho foi enviada como uma sugestão de projeto de lei para fomentar o esporte, e para que Araxá fique apta a receber o ICMS Esportivo, imposto que fomenta a realização de eventos e programas. A indicação foi aprovada e será enviada ao Executivo.

Bosco Júnior apresenta diversas indicações

O vereador apresentou proposições solicitando recapeamento da Travessa Manoel Antônio Silva, no bairro Santo Antônio, e para adequação de pontos de ônibus com cobertura na avenida Hitalo Ros, abaixo da Igreja do Rosário, travessa Manoel Antônio Silva, próximo ao número 345, e rua Terêncio Pereira, nas proximidades do número 2.100.

O parlamentar também indicou a instalação de câmera de videomonitoramento na avenida Rosalvo Santos com a rua Brígido de Melo Filho, sentido rua Pará.

Ao Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), que notifique a Cemig para que faça a limpeza de um terreno de sua propriedade na rua Tubal de Freitas, no bairro Serra Morena.

Por fim, solicitou à gerência dos Correios que informe a situação das entregas de correspondências nos bairros Pão de Açúcar 3 e 4.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…