Categorias: Saúde

Santa Casa divide atendimentos com inauguração de novas portarias

A Santa Casa de Misericórdia de Araxá agora tem duas recepções para receber os pacientes. O atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e Pronto Atendimento Municipal (PAM – urgência e emergência) é pela antiga entrada principal (praça Ayres Maneira) e os conveniados e particulares são atendidos pela portaria da rua Sargento Jacinto Silva (antiga entrada da maternidade). O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é diminuir o fluxo de pessoas na antiga entrada principal e oferecer um maior conforto durante a espera da consulta.

De acordo com o secretário Antônio Marcos Belo, a solenidade oficial de inauguração das duas portarias da Santa Casa vai acontecer em breve. As duas recepções têm estrutura semelhante e são três médicos para o atendimento pelo SUS e outros três para conveniados e particulares.

 “Com a nova portaria estamos tendo a oportunidade de oferecer um atendimento separado e com a mesma qualidade. Tanto as pessoas atendidas pelo SUS como as conveniadas e particulares passam a ter um atendimento com mais conforto e humanizado, pois o fluxo de pessoas vai reduzir consideravelmente”, explica Antônio Belo.

De acordo com ele, o atendimento de forma conjunta que acontecia anteriormente estava provocando algumas situações de conflito. “Estávamos tendo um problema porque o mesmo médico que atendia o paciente do SUS atendia pelo convênio e particular. Agora, vamos ter três médicos disponíveis para o SUS e PAM em horários de grande movimento (9h às 16h) e dois deles para horários de menor demanda. Convênios e particulares vai funcionar da mesma forma, mas com médicos diferentes.”

“Vamos ter mais agilidade no atendimento, principalmente no PAM, porque a demanda será menor. Claro que o atendimento pelo SUS vai demorar um pouco mais, pois a quantidade de pessoas que procuram o serviço é maior, mas os usuários vão sentir rapidamente os benefícios com a mudança”, destaca.

Segundo o secretário Belo, a mudança no atendimento é uma determinação do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais (Pro-Hosp).

“Além dessa mudança, estamos finalizando uma parceria com a Universidade de Uberaba (Uniube) para que estudantes recém-formados em Medicina possam vim trabalhar em Araxá“, anuncia.

Série

Na reportagem de amanhã (7), você confere como a Secretaria Municipal de Saúde pretende implantar Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Araxá.

Arquivo

Unidade de Atendimento Especializado inicia atividades

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…