Super banner
Super banner

Santa Casa divide atendimentos com inauguração de novas portarias

Santa Casa divide atendimentos com inauguração de novas portarias

A Santa Casa de Misericórdia de Araxá agora tem duas recepções para receber os pacientes. O atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e Pronto Atendimento Municipal (PAM – urgência e emergência) é pela antiga entrada principal (praça Ayres Maneira) e os conveniados e particulares são atendidos pela portaria da rua Sargento Jacinto Silva (antiga entrada da maternidade). O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é diminuir o fluxo de pessoas na antiga entrada principal e oferecer um maior conforto durante a espera da consulta.

De acordo com o secretário Antônio Marcos Belo, a solenidade oficial de inauguração das duas portarias da Santa Casa vai acontecer em breve. As duas recepções têm estrutura semelhante e são três médicos para o atendimento pelo SUS e outros três para conveniados e particulares.

 “Com a nova portaria estamos tendo a oportunidade de oferecer um atendimento separado e com a mesma qualidade. Tanto as pessoas atendidas pelo SUS como as conveniadas e particulares passam a ter um atendimento com mais conforto e humanizado, pois o fluxo de pessoas vai reduzir consideravelmente”, explica Antônio Belo.

De acordo com ele, o atendimento de forma conjunta que acontecia anteriormente estava provocando algumas situações de conflito. “Estávamos tendo um problema porque o mesmo médico que atendia o paciente do SUS atendia pelo convênio e particular. Agora, vamos ter três médicos disponíveis para o SUS e PAM em horários de grande movimento (9h às 16h) e dois deles para horários de menor demanda. Convênios e particulares vai funcionar da mesma forma, mas com médicos diferentes.”

“Vamos ter mais agilidade no atendimento, principalmente no PAM, porque a demanda será menor. Claro que o atendimento pelo SUS vai demorar um pouco mais, pois a quantidade de pessoas que procuram o serviço é maior, mas os usuários vão sentir rapidamente os benefícios com a mudança”, destaca.

Segundo o secretário Belo, a mudança no atendimento é uma determinação do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais (Pro-Hosp).

“Além dessa mudança, estamos finalizando uma parceria com a Universidade de Uberaba (Uniube) para que estudantes recém-formados em Medicina possam vim trabalhar em Araxá“, anuncia.

Série

Na reportagem de amanhã (7), você confere como a Secretaria Municipal de Saúde pretende implantar Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Araxá.

Arquivo

Unidade de Atendimento Especializado inicia atividades

Notícias relacionadas