Saúde

Secretaria de Saúde informa sobre macaco encontrado morto na zona rural de Araxá

A Secretária Municipal de Saúde informa que um macaco foi encontrado morto na zona rural de Araxá, mais especificamente na região da Gameleira. O animal foi encaminhado para a Superintendência Regional de Saúde em Uberaba para investigar a causa da morte. Ainda não há nenhum indicio de que o macaco morreu contaminado por Febre Amarela.

A referência técnica da Vigilância Epidemiológica, Telma Di Mambro Senra, explica que há uma atenção constante através do setor de Vigilância Ambiental em relação a incidência de macacos mortos na região de Araxá. “Após recebermos o comunicado deste primata encontrado morto, o seu corpo foi resgatado e enviado para Uberaba para o início da investigação para descobrir a real causa da morte. O laboratório macro de Uberaba encaminhou para o setor competente de analise de animais que deve divulgar o resultado da investigação em aproximadamente um mês.

“Vamos imediatamente intensificar a vacinação contra a Febre Amarela na zona rural de Araxá, principalmente na região da Gameleira, Via Verde e Bosque dos Ypês. Esta ação é padrão em todos os municípios onde são encontrados macacos mortos”, afirma Telma.

O Secretário de Saúde, dr Alonso Garcia, diz que não existe razão para a população se alarmar. “Não há nenhuma suspeita de casos de Febre Amarela em Araxá. A nossa preocupação no momento é investigar a verdadeira causa da morte deste animal. Solicitamos junto ao Estado o envio de mais vacinas e há grandes possibilidades de recebermos nova remessa de doses para continuarmos o trabalho que já vem sendo feito de imunização. A vacinação continua sendo realizada em várias unidades de saúde da cidade e é importante lembrar que as pessoas que já receberam a vacina em anos anteriores estão imunizadas contra a doença”, diz o secretário.

A colaboração de toda a comunidade com informações sobre macacos mortos na região é fundamental para possibilitar a investigação da causa da morte. O contato deve ser feito diretamente com a equipe da Vigilância Epidemiológica através do telefone (34) 9 9904-2475.

Ver comentários

  • Em Rio Paranaíba encontraram 3 macacos mortos e ABAFARAM O CASO....PODE ISSO?

Matérias recentes

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…

Aeroporto de Araxá amplia escala com voos diários para Belo Horizonte e conexão em Patos de Minas

Mais turismo e desenvolvimento econômico para Araxá. A partir do dia 1º de julho, o…

Mutirão de limpeza no bairro Jardim das Oliveiras recolhe 15 toneladas de entulho; ação acontecerá todas as sextas

O mutirão de limpeza realizado no bairro Jardim das Oliveiras e adjacências na última semana,…