Saúde

Secretaria de Saúde pede novas doses da vacina contra a febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o estoque reforçado de doses da vacina contra a febre amarela chegou ao fim nesta semana. Com isso, uma nova remessa já foi solicitada para a Superintendência Regional de Saúde, de Uberaba. Desde que anunciado um surto da febre amarela no Estado, o Centro de Vacinação Dr. Gil Montandon e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) receberam uma grande quantidade de pessoas a procura da imunização.

A coordenadora do setor de Imunização, Marcela Mesquita, informa que a Superintendência Regional de Saúde emitiu uma nota alegando que neste momento não tem mais vacinas disponíveis para a região.

Confira nota na integra

“Não foi liberada vacina para SRS Uberaba. Fomos buscar em Belo Horizonte, mas o que chegou no Estado foi enviado para as regiões com casos confirmados e óbitos. O Estado aguarda nova remessa de doses da vacina contra a febre amarela, mas a prioridade neste momento é atender as regiões com casos da doença. Quando recebermos mais vacina, avisaremos para que possa providenciar o transporte.”

Marcela acrescenta que até esta quinta-feira, 26 de janeiro, a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba ainda não retornou positivamente a Secretaria de Municipal de Saúde, quanto a aquisição de novas doses da vacina contra a febre amarela. Neste mês, foi registrado um movimento acima do normal, o Centro de Vacinação e Unidades Básicas de Saúde de Araxá já imunizaram 4 mil pessoas.

“Anteriormente, a média de doses de vacinas aplicadas eram de 700 a 800 doses por mês aqui em Araxá. Solicitamos à população que tenha paciência porque virão mais doses para a nossa cidade, mas ainda não há previsão de quando isso aconteça”, reforça a coordenadora.

O secretário de Saúde Dr. Alonso Garcia de Rezende esclarece que na região do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro não se tem registro de casos suspeitos ou óbitos por causa da febre amarela, portanto, a secretaria está empenhada para atender o restante da população que ainda não foi imunizada.

“Uma boa parte da nossa população já está imunizada porque tomou essa dose da vacina em outras épocas da vida. Quando o governo do Estado disponibiliza essas novas doses para Araxá, com certeza, a Secretaria Municipal de Saúde não vai se furtar de comunicar para toda a população”, acrescenta o secretário de Saúde.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…