Categorias: Saúde

Secretaria Municipal de Saúde alerta para o combate à dengue

Com a chegada do período chuvoso em setembro, aumenta a possibilidade do surgimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue em todo o país. A Secretaria Municipal de Saúde já alerta a população sobre a importância da prevenção contra os focos do Aedes aegypti nesta época do ano e intensifica o trabalho preventivo dos agentes do Setor Zoonoses.

Com uma estratégia renovada, a ação terá foco antes do período de maior infestação que acontece no verão. O Ministério da Saúde já registrou este ano 788.809 casos de dengue, um aumento de 159% em relação a 2009, com 367 mortes (crescimento de 68%).

Os casos de dengue confirmados em Araxá em 2010 já é o maior dos últimos anos. Até agora foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 123 pessoas com sintomas da doença. Em 2008, os números eram bem menores.  A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para evitar a criação do mosquito transmissor da doença.

Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

De acordo com o secretário Antônio Marcos Belo, o momento é de dobrar a atenção. “Devemos intensificar os cuidados com lugares que na época da seca ficavam mais esquecidos, como calhas e outros locais onde a água pode parar, gerando um novo foco. O Ministério da Saúde nos alterou para não deixar repetir o quadro de 2009 e a tendência é que isto aconteça porque os ovos do Aedes aegypti estão parados e quando entram o período de chuvas eles eclodem”, afirma.

“É necessário estarmos em alerta neste período de chuvas que vai começar e estamos definindo ações para tentar reduzir o número de casos. A primeira medida é colocar o agente comunitário de saúde atuando junto com o agente de indenize, o que vai aumentar a capacidade de prevenção”, acrescenta.

Segundo Antônio Belo, uma pesquisa apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde diz que 92% da população sabem da necessidade de se prevenir contra a dengue. “Mas apenas 51% tomam as medidas necessárias, o restante colocam todos os moradores em risco. Portanto, não adianta a gente intensificar o trabalho da nossa equipe se a gente não tiver a parceria da comunidade.”

“As pessoas devem ter em mente que o ciclo de vida do mosquito dura de oito a doze dias. Se os moradores fizerem o trabalho preventivo uma vez por semana vão eliminar os problemas”, destaca o secretário,

Vírus tipo 4

Depois de confirmados pelo menos três casos de dengue tipo 4 no país, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, emitiu um alerta nacional às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para que redobrem o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti para evitar a circulação do sorotipo 4 do vírus da dengue.

Como o sorotipo não é registrado no país há 28 anos, a maioria da população brasileira não é imune a ele e há risco de epidemias nos próximos anos causadas pelo DEN-4.

Outro risco é o de aumento de casos graves, pois sucessivas infecções pelo vírus da dengue trazem possibilidade de formas mais perigosas da doença, como a febre hemorrágica. Temporão afirmou que o ministério está preparado para “enfrentar uma hipotética ampliação da circulação do vírus 4 no próximo verão.

De acordo com o Ministério da Saúde, os outros três sorotipos virais (1, 2 e 3) estão presentes de forma heterogênea por todos os estados. Os sintomas e tratamento para as quatro variações de dengue são os mesmos, mas a presença do vírus tipo 4 aumenta a probabilidade de uma pessoa se infectar novamente, podendo contrair a forma mais grave da doença, a hemorrágica que é mais agressiva e pode levar à morte.

Em Minas Gerais, segundo Estado com maior número de ocorrências, atrás apenas de São Paulo, 26 pessoas perderam a vida por causa da dengue hemorrágica. O Ministério da Saúde vem investindo mais de R$ 1 bilhão no combate à dengue.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…