Categorias: Colunistas

Segurança Pública em Araxá

O orçamento municipal previsto para ações de combate à violência em 2016 é um descompasso em relação à crescente sensação de insegurança que acomete a população.

Ainda que tivera reconhecido pela Administração Municipal de Araxá um “engano contábil” no que se refere ao orçamento previsto para a segurança pública em 2016, haveremos de reiterar a necessidade de discutir o tema, dado os últimos acontecimentos na cidade. A barbárie que acometeu o casal Higor e Rafaela, o crescente índice de roubos de automóveis e as recorrentes apreensões de armas e drogas em Araxá, que ocorreram no início deste ano, não devem ser analisados de modo isolado, mas sim, mediante a conjuntura dos fatores sociais.

De acordo com dados divulgados pela Polícia Militar de Minas Gerais, o número de crimes violentos cometidos em Araxá, em 2015, sofreu um aumento de 6% em relação ao ano anterior — um crescimento relativamente pequeno, embora merece atenção. Foram 462 ocorrências registradas, entre homicídios, estupros, extorsões e sequestro, sendo que, 80% desse número são referentes a roubos. O exponencial crescimento da população também deve ser considerado nesse quadro, uma vez que o aumento do número de habitantes, invariavelmente, vem acarretado de maiores níveis de desigualdade social. Não obstante, a profusão dos índices de violência fazem com que os ares de insegurança paire sob a população. Nota-se que, até o fechamento desta coluna, a enquete veiculada pelo Diário de Araxá sobre a avaliação do grau de insegurança dos araxaenses, verificou que, dentre os 483 leitores que participaram da pesquisa, 410 não se sentem seguros em Araxá — isto é, 85% dos participantes. São dados que endossam este argumento e reiteram a necessidade dos estados de olharem para o interior — não dispensando a responsabilidade municípios de executarem e apoiarem as ações de combate à violência.

Quando da necessidade de maior cautela sobre a eminente violência que envolve nossa cidade, tivemos aprovado, em dezembro último pela Câmara Municipal de Araxá, o Orçamento para 2016 que reservou parcela bastante modesta dos recursos a serem destinados para a área de segurança pública. Enquanto as pastas estruturais da administração, como a Secretaria Municipal de Administração e Recursos, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos tiveram previsões para arrecadar, individualmente, valores acima de R$ 25 milhões, a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania pode receber os ínfimos R$ 8.345.000,00, como previsto da Lei Orçamentária Anual (LOA).

É sabido por todos que segurança pública é competência do Estado. Mas o leitor há de convir que, o que acontece nas cidades, a responsabilidade são dos municípios. Logo, parte deste quinhão também é da nossa administração.

Por Guilherme Scarpellini

Compartilhar

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…