Categorias: Cidade

Semana do Turismo destaca “Ciência Móvel” e outras atrações

Em uma grande ação para fortalecer cada vez mais o trade turístico de Araxá, a Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal Especial de Turismo e Eventos, promove, a partir do domingo (27), a Semana do Turismo. A iniciativa conta a parceria de diversos órgãos e empresas do setor.

A secretaria Régia Côrtes destaca que a programação da Semana do Turismo se inicia com a atração musical “Os Quarentões da Viola”, às 20h, no Teatro Municipal, no domingo (27). Já na segunda-feira (28), acontece a abertura oficial do evento, a partir das 19h30, também no Teatro Municipal, com apresentação do grupo de Dança CDK e a palestra “Turismo – Oportunidades para o Desenvolvimento das Cidades Empresas e Negócios”, proferida pelo turismólogo, mestre em Turismo e Meio Ambiente, Tom Pires.

Régia ressalta também que um dos destaques também da semana é o projeto “Ciência Móvel”, um museu itinerante que viaja em um caminhão e leva exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas e outras atividades, que ocorre no Centro de Convivência do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) de quarta (30) a sexta-feira (2).

Além de promover a divulgação científica e da saúde, o museu itinerante busca aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, oferecendo um espaço de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência e pela tecnologia, por meio de atividades interativas. Seus temas centrais são a vida e sua diversidade, a promoção da Saúde e a intervenção do homem sobre a vida e o ambiente.

O projeto conta com a realização conjunta da Prefeitura de Araxá, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Uniaraxá e da Fundação Centro de Ciências e Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj).

Palestras e visitas monitoradas a pontos turísticos também constam na programação da Semana do Turismo. Confira:

27/09 – Domingo

– 20h: Apresentação Musical – Os Quarentões da Viola, no Teatro Municipal de Araxá – Realização PMA.

28/09 – Segunda

– 8h: Palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Armando Santos – Realização PMA e Senac.

– 19h30: Abertura Oficial, com apresentação do Grupo de Dança CDK e palestra “Turismo – Oportunidades para o Desenvolvimento das Cidades Empresas e Negócios”, com turismólogo e mestre em Turismo e Meio Ambiente, Tom Pires, no Teatro Municipal – Realização PMA e Sebrae.

29/09 – Terça

– 8h: Palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente) – Realização PMA e Senac.

-13h: City tour com os idosos da Apae; pontos turísticos. Realização PMA e Senac.

-14h – Visita monitorada ao Tauá Grande Hotel do Barreiro – Realização PMA, Rede Tauá e Senac.

30/09 – Quarta

– 8h: Palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Rotary – Realização PMA e Senac.

– 8h às 11h30 e 13h às 17h: Ciência Móvel no Centro de Convivência do Uniaraxá – Museu da Vida, Vida e Saúde, Exposições, Jogos, Equipamentos Interativos, Multimídias e Oficinas – Realização PMA, Fiocruz, Uniaraxá e Cecierj.

– 13h – City tour com pacientes da Fada; pontos turísticos – Realização PMA e Senac.

– 14h: Visita monitorada ao Tauá Grande Hotel do Barreiro – Realização PMA, Rede Tauá e Senac.

1º/10 – Quinta

– 8h: Palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Loren Rios Feres – Realização PMA e Senac.

– 8h às 11h30, 13h às 17h e das 18h às 21h: Ciência Móvel no Centro de Convivência do Uniaraxá – Museu da Vida, Vida e Saúde, Exposições, Jogos, Equipamentos Interativos, Multimídias e Oficinas – Realização PMA, Fiocruz, Uniaraxá e Cecierj.

– 8h30: Palestra Magna no auditório Dona Beja do Sesc Araxá – “Gastronomia – Turismo e Desenvolvimento Regional”, com especialista em Gastronomia do Núcleo de Especialistas da Diretoria Regional, Hans Eberhard Aichinger, e especialista em Pesquisa Gastronômica, Vani Pedrosa, ambos do Senac Minas Gerais – Realização PMA, Sesc e Senac.

02/10 – Sexta

– 8h: Palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Dom José Gaspar – Realização PMA e Senac.

– 8h30 às 11h30 e 13h às 15h: Ciência Móvel no Centro de Convivência do Uniaraxá – Museu da Vida, Vida e Saúde, Exposições, Jogos, Equipamentos Interativos, Multimídias e Oficinas – Realização PMA, Fiocruz, Uniaraxá e Cecierj.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…