Super banner
Super banner

Semana do Turismo destaca “Ciência Móvel” e outras atrações

Semana do Turismo destaca “Ciência Móvel” e outras atrações

Semana do Turismo destaca "Ciência Móvel" e outras atrações 1

Em uma grande ação para fortalecer cada vez mais o trade turístico de Araxá, a Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal Especial de Turismo e Eventos, promove, a partir do domingo (27), a Semana do Turismo. A iniciativa conta a parceria de diversos órgãos e empresas do setor.

A secretaria Régia Côrtes destaca que a programação da Semana do Turismo se inicia com a atração musical “Os Quarentões da Viola”, às 20h, no Teatro Municipal, no domingo (27). Já na segunda-feira (28), acontece a abertura oficial do evento, a partir das 19h30, também no Teatro Municipal, com apresentação do grupo de Dança CDK e a palestra “Turismo – Oportunidades para o Desenvolvimento das Cidades Empresas e Negócios”, proferida pelo turismólogo, mestre em Turismo e Meio Ambiente, Tom Pires.

Régia ressalta também que um dos destaques também da semana é o projeto “Ciência Móvel”, um museu itinerante que viaja em um caminhão e leva exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas e outras atividades, que ocorre no Centro de Convivência do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) de quarta (30) a sexta-feira (2).

Além de promover a divulgação científica e da saúde, o museu itinerante busca aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, oferecendo um espaço de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência e pela tecnologia, por meio de atividades interativas. Seus temas centrais são a vida e sua diversidade, a promoção da Saúde e a intervenção do homem sobre a vida e o ambiente.

O projeto conta com a realização conjunta da Prefeitura de Araxá, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Uniaraxá e da Fundação Centro de Ciências e Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj).

Palestras e visitas monitoradas a pontos turísticos também constam na programação da Semana do Turismo. Confira:

27/09 – Domingo

– 20h: Apresentação Musical – Os Quarentões da Viola, no Teatro Municipal de Araxá – Realização PMA.

28/09 – Segunda

– 8h: Palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Armando Santos – Realização PMA e Senac.

– 19h30: Abertura Oficial, com apresentação do Grupo de Dança CDK e palestra “Turismo – Oportunidades para o Desenvolvimento das Cidades Empresas e Negócios”, com turismólogo e mestre em Turismo e Meio Ambiente, Tom Pires, no Teatro Municipal – Realização PMA e Sebrae.

29/09 – Terça

– 8h: Palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente) – Realização PMA e Senac.

-13h: City tour com os idosos da Apae; pontos turísticos. Realização PMA e Senac.

-14h – Visita monitorada ao Tauá Grande Hotel do Barreiro – Realização PMA, Rede Tauá e Senac.

30/09 – Quarta

– 8h: Palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Rotary – Realização PMA e Senac.

– 8h às 11h30 e 13h às 17h: Ciência Móvel no Centro de Convivência do Uniaraxá – Museu da Vida, Vida e Saúde, Exposições, Jogos, Equipamentos Interativos, Multimídias e Oficinas – Realização PMA, Fiocruz, Uniaraxá e Cecierj.

– 13h – City tour com pacientes da Fada; pontos turísticos – Realização PMA e Senac.

– 14h: Visita monitorada ao Tauá Grande Hotel do Barreiro – Realização PMA, Rede Tauá e Senac.

1º/10 – Quinta

– 8h: Palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Loren Rios Feres – Realização PMA e Senac.

– 8h às 11h30, 13h às 17h e das 18h às 21h: Ciência Móvel no Centro de Convivência do Uniaraxá – Museu da Vida, Vida e Saúde, Exposições, Jogos, Equipamentos Interativos, Multimídias e Oficinas – Realização PMA, Fiocruz, Uniaraxá e Cecierj.

– 8h30: Palestra Magna no auditório Dona Beja do Sesc Araxá – “Gastronomia – Turismo e Desenvolvimento Regional”, com especialista em Gastronomia do Núcleo de Especialistas da Diretoria Regional, Hans Eberhard Aichinger, e especialista em Pesquisa Gastronômica, Vani Pedrosa, ambos do Senac Minas Gerais – Realização PMA, Sesc e Senac.

02/10 – Sexta

– 8h: Palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Dom José Gaspar – Realização PMA e Senac.

– 8h30 às 11h30 e 13h às 15h: Ciência Móvel no Centro de Convivência do Uniaraxá – Museu da Vida, Vida e Saúde, Exposições, Jogos, Equipamentos Interativos, Multimídias e Oficinas – Realização PMA, Fiocruz, Uniaraxá e Cecierj.

Notícias relacionadas