Categorias: Educação

Semana Juiz na Escola aborda violência entre jovens

Da Redação – Alunos de escolas públicas e particulares estão assistindo palestras educativas que abordam o tema bullying através do projeto Juiz na Escola. A atividade sugerida pelo Conselho Nacional de Justiça a todos os tribunais do país está sendo ministrada em Araxá pelo juiz de Direito da Vara Criminal, da Infância e Juventude e Diretor do Foro da Comarca de Araxá, Renato Zouain Zupo. O objetivo é sensibilizar e conscientizar crianças e adolescentes dos males que a prática do bullying traz no desenvolvimento das atividades escolares e no convívio familiar.

A prática de bullying nas escolas públicas brasileiras de ensino médio e fundamental vem preocupando as autoridades judiciárias nos âmbitos federal e estadual. Os resultados da Semana do Juiz na Escola servirão de base para um relatório posterior que será encaminhado à coordenação nacional do projeto no CNJ.

De forma didática e descontraída, o magistrado conversa e mostra situações de vexame sofridas pelas crianças. Os exemplos são expostos para que os alunos possam entender, de uma forma clara, as práticas e consequências da violência verbal sofrida dentro das escolas.

A primeira escola a receber o projeto no município foi o Colégio São Domingos, onde mais de sessenta alunos do sétimo ano do ensino fundamental tiveram explicações e exemplos de situações que caracterizam o bullying.

Cerca de 70 alunos de três diferentes escolas da rede municipal de ensino também já participaram do projeto, mas desta vez a palestra foi ministrada no Salão do Júri, na sede do Juizado Especial. A próxima entidade de ensino a receber o projeto será o Colégio Monteiro Lobato, em data ainda a ser confirmada.

O termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente, adaptadas por um ou mais indivíduos contra outro(s), causando dor e angústia, executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Portanto, os atos repetidos entre elementos da mesma comunidade (colegas) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais que tornam possível a intimidação da vítima. Em princípio, pode parecer uma simples brincadeira, mas não deve ser visto desta forma. A agressão moral, verbal e até corporal sofrida pelos alunos, provocando sofrimento na vítima da “brincadeira”, poder provocar a depressão.

Os agressores são indivíduos que têm pouca empatia e frequentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais não há relacionamentos afetivos entre os seus membros. Os pais exercem uma supervisão fraca sobre os seus filhos, toleram e oferecem modelos errados para solucionar conflitos ou comportamentos agressivos. Admite-se que os que praticam o bullying têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo mesmo a tornarem-se criminosos.

O bullying tem motivado pesquisadores e educadores de todas as áreas a estudar as causas que motivam a banalização humana e a perda coletiva de alguns valores sociais e do significado da palavra respeito no relacionamento entre colegas. Palavra bullying é inglesa e define a forma intencional de maltratar uma outra pessoa.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…