Super banner
Super banner

Semana Juiz na Escola aborda violência entre jovens

Semana Juiz na Escola aborda violência entre jovens

Da Redação – Alunos de escolas públicas e particulares estão assistindo palestras educativas que abordam o tema bullying através do projeto Juiz na Escola. A atividade sugerida pelo Conselho Nacional de Justiça a todos os tribunais do país está sendo ministrada em Araxá pelo juiz de Direito da Vara Criminal, da Infância e Juventude e Diretor do Foro da Comarca de Araxá, Renato Zouain Zupo. O objetivo é sensibilizar e conscientizar crianças e adolescentes dos males que a prática do bullying traz no desenvolvimento das atividades escolares e no convívio familiar.

A prática de bullying nas escolas públicas brasileiras de ensino médio e fundamental vem preocupando as autoridades judiciárias nos âmbitos federal e estadual. Os resultados da Semana do Juiz na Escola servirão de base para um relatório posterior que será encaminhado à coordenação nacional do projeto no CNJ.

De forma didática e descontraída, o magistrado conversa e mostra situações de vexame sofridas pelas crianças. Os exemplos são expostos para que os alunos possam entender, de uma forma clara, as práticas e consequências da violência verbal sofrida dentro das escolas.

A primeira escola a receber o projeto no município foi o Colégio São Domingos, onde mais de sessenta alunos do sétimo ano do ensino fundamental tiveram explicações e exemplos de situações que caracterizam o bullying.

Cerca de 70 alunos de três diferentes escolas da rede municipal de ensino também já participaram do projeto, mas desta vez a palestra foi ministrada no Salão do Júri, na sede do Juizado Especial. A próxima entidade de ensino a receber o projeto será o Colégio Monteiro Lobato, em data ainda a ser confirmada.

O termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente, adaptadas por um ou mais indivíduos contra outro(s), causando dor e angústia, executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Portanto, os atos repetidos entre elementos da mesma comunidade (colegas) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais que tornam possível a intimidação da vítima. Em princípio, pode parecer uma simples brincadeira, mas não deve ser visto desta forma. A agressão moral, verbal e até corporal sofrida pelos alunos, provocando sofrimento na vítima da “brincadeira”, poder provocar a depressão.

Os agressores são indivíduos que têm pouca empatia e frequentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais não há relacionamentos afetivos entre os seus membros. Os pais exercem uma supervisão fraca sobre os seus filhos, toleram e oferecem modelos errados para solucionar conflitos ou comportamentos agressivos. Admite-se que os que praticam o bullying têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo mesmo a tornarem-se criminosos.

O bullying tem motivado pesquisadores e educadores de todas as áreas a estudar as causas que motivam a banalização humana e a perda coletiva de alguns valores sociais e do significado da palavra respeito no relacionamento entre colegas. Palavra bullying é inglesa e define a forma intencional de maltratar uma outra pessoa.

Notícias relacionadas