Política

Seminário de Câmaras Municipais discute demandas regionais em Araxá

No final da tarde de sexta-feira (15), foi encerrado com  o 1º Seminário de Câmaras Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, realizado no Teatro Municipal de Araxá. Durante a tarde, duas palestras encerraram a maratona de debates promovidos entre os mais de 250 vereadores de 66 cidades que compõe a macrorregião.

O Ministro da Justiça, Torquato Jardim, abriu a tarde de conversas, após a mensagem de boas vindas dada pelo prefeito Aracely de Paula, em nome da cidade. Ele falou sobre o tema Cooperação e Justiça. Em coletiva, Jardim explicou que tem cumprido uma agenda de viagens em todo Brasil para falar com vereadores e prefeitos sobre a política nacional de segurança pública. “Aqui que começa o Brasil, com prefeito e vereador. As capitais são distantes. […] Temos que repactuar a federação. Nota máxima para esse Seminário em qualquer escala”, destacou.

Em seguida, Alexandre Atheniense abordou o tema Direito Digital e Internet, falando das modernidades atuais e da necessidade de o agente público estar ciente e por dentro das novas tecnologias, que podem e devem ser usadas a favor do mandato e dos serviços prestados com qualidade para a população. Ele ainda alertou para os riscos que todos estão expostos ao fazerem uso da rede, para fins pessoais e profissionais.

De acordo com o presidente da Câmara de Uberaba, Luiz Dutra, as conferências oferecidas pelo Seminário trouxeram uma nova visão aos parlamentares que puderam acompanhar toda a programação. “Precisamos encontrar alicerce para que possamos trabalhar em benefícios das nossas comunidades, das nossas cidades, para com o povo, aplicando bem os recursos públicos. Precisamos fazer gestão com responsabilidade, com consciência. Estamos buscando essa união para mostrar nossa força”, disse.

Presença constante no evento, inclusive como palestrante, o Desembargador Doorgal Andrada ressaltou que a iniciativa em realizar o Seminário é uma necessidade para mostrar a união e força dos legisladores da região. “Isso vai fortalecer o trabalho dos vereadores, já que ele é o que tem que atender de perto os problemas da população. Uma iniciativa fantástica e deve ser repetida aqui e outros lugares do país. A solução dos problemas do país se faz através da boa política”, destacou.

Ao fim do evento, o presidente da Câmara de Araxá, Fabiano Santos Cunha, estendeu o prazo para que as Casas Legislativas da região discutam suas prioridades e as encaminhem para a Comissão Organizadora do evento. Estes documentos serão posteriormente repassados aos Poderes do estado e da União. Por fim, Fabiano agradeceu a presença de todos que compareceram ao seminário: “Araxá se sente muito privilegiada em poder dar o pontapé inicial numa nova formatação de relacionamento político importante para os que militam com responsabilidade na vida pública”.

Matérias recentes

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…