Cultura

Sempre Um Papo e o Circuito CBMM de Cultura apresentam Ricardo Fragelli, em Araxá

O Sempre Um Papo e o Circuito CBMM de Cultura recebem o escritor e professor da UnB, Ricardo Fragelli, para o debate sobre o tema “Aprendizagem ativa e colaborativa” e para o lançamento do livro “Design de Jogos Educativos: da Ideia ao Jogo” (Ed. Ediciones Ciespal), do qual é um dos organizadores, juntamente com a professora Virgínia Tiradentes Souto. No encontro, ele também fala sobre o livro “Método Trezentos: Aprendizagem Ativa e Colaborativa, para Além do Conteúdo”, que será publicado em meados de 2018. 

O evento integra a Semana de Ciência & Tecnologia, cujo tema é “A Matemática está em tudo”, realizado pelo Uniaraxá, local do encontro. O debate será no dia 3 de outubro, terça-feira, às 19h30, como entrada gratuita e terá a mediação do jornalista Luiz Humberto França. 


“Design de Jogos Educativos: da Ideia ao Jogo” 

O livro apresenta o processo de criação de sete jogos educativos que foram desenvolvidos por estudantes de mestrado e doutorado durante a disciplina “Tópicos especiais”, ministrada pelos professores Ricardo Fragelli e Virgínia Tiradentes nos programas de pós-graduação em Arte e em Design da Universidade de Brasília. Além do processo de criação dos jogos, é apresentada a estratégia pedagógica do curso, uma breve revisão sobre teorias de aprendizagem e dinâmicas desenvolvidas em sala de aula. Ainda, o livro traz uma revisão sobre o processo de design de jogos educacionais e discussões sobre os autores do processo de criação de jogos, com foco nos perfis de artistas e designers.

Nesta obra, apresenta-se o processo de criação desses jogos, incluindo a motivação e o contexto de sua criação, as teorias de aprendizagem relacionadas, as etapas de desenvolvimento e o design de interação do jogo. No processo de criação desses jogos foram utilizadas diferentes abordagens e as propostas apresentam ferramentas de aprendizado bem diversas. Entretanto, apesar das diferenças, foi observado que todos os processos têm em comum a busca tanto pela inovação quanto por estratégias de desenvolvimento colaborativo. Espera-se que possam servir de inspiração e modelo para a criação e o desenvolvimento de jogos educativos, um incentivo para o aprendizado e muita diversão.

O livro está disponível gratuitamente no endereço:

 http://design.unb.br/images/Livros/livro-design-jogos-completo-pq.pdf

“Método Trezentos: Aprendizagem Ativa e Colaborativa, para Além do Conteúdo”

O livro apresenta uma metodologia baseada em aprendizagem ativa e colaborativa que tem sido bastante utilizada em diversas áreas do conhecimento e níveis de ensino. O método Trezentos utiliza a formação de grupos potencialmente colaborativos e metas bem planejadas, oferecendo uma aprendizagem mais significativa, com mais engajamento, mais interação e menos reprovações. O aspecto humano do método é um dos pontos de maior destaque no livro, no qual percebe-se o despertar do olhar o estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem e a redução das situações de isolamento na sala de aula. O livro é dividido em oito capítulos e explica todos os passos para aplicação da metodologia, oferece todos os recursos, apresenta resultados e discute outras possibilidades de aplicação do Trezentos em contextos distintos como na educação a distância e na educação corporativa.

Ricardo Fratelli possui graduação em Engenharia Mecânica (2000), Mestrado em Engenharia Mecânica (2003) e Doutorado em Ciências Mecânicas, todos pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente, é professor Adjunto da Universidade de Brasília, onde recebeu vários prêmios nacionais no uso de TICs na educação superior e inovações no Ensino de Engenharia. É líder do Grupo de Pesquisas em Sistemas Inteligentes e Adaptativos (GPSIA) da Faculdade UnB Gama (FGA) onde desenvolve pesquisas em Sistemas Tutores Inteligentes e Adaptativos aplicados à Educação e assuntos correlatos tais como Mecânica Computacional, Simuladores Interativos, Redes Quantizadas, Educação em Engenharia, Educação a Distância e Objetos de Aprendizagem Multiformes.

Serviço

Sempre Um Papo com Professor Ricardo Fragelli

Data: 3 de outubro, terça-feira, às 19h30, com entrada gratuita. 

Local: Uniaraxá – Av. Ministro Olavo Drumond, 05, São Geraldo – Araxá/MG

Informações: 34 36692000

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…