Categorias: Política

Servidores da Câmara Municipal realizam Assembleia Geral nesta quarta-feira

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) realiza a Assembleia Geral dos Servidores da Câmara Municipal nesta quarta-feira, 19, às 18h, na sede do Legislativo. O evento marca a primeira reunião com a categoria para apreciação da postura da Casa na negociação da Data-Base 2013. As negociações entre a Comissão Patronal e dos Trabalhadores iniciaram em maio passado, porém foi interrompida pelo presidente da Câmara Municipal, Miguel Junior (PMDB), sem qualquer justificativa oficial. As principais reivindicações econômicas são o reajuste salarial imediato de 14,5% e o aumento no Cartão Alimentação de R$ 160 para R$ 250.

No ano passado, a Câmara Municipal de Araxá e o Sinplalto fecharam um acordo para a antecipação da Data-Base dos servidores do Legislativo, a primeira na história do município, devido às eleições. O então presidente Carlos Roberto Rosa nomeou uma Comissão de Negociação e enviou um Projeto de Correção Salarial. O percentual de reajuste foi solicitado pelo Sinplalto, já que a Câmara concedeu a revisão anual nos últimos três anos e implantou diversos benefícios para a categoria como, por exemplo, o Plano de Cargos e Salários. Os servidores da Câmara Municipal tiveram reajuste de 8%, porém não houve negociações e nem assinatura de documento. Já a Prefeitura de Araxá não antecipou a Data Base e não houve aumento para os servidores.

O presidente do Sinplalto, Hely Aires, diz que a expectativa é de assinar o primeiro acordo da Casa Legislativa ainda neste mês. “No ano passado, o então presidente Carlos Roberto Rosa antecipou a Data-Base e concedeu o reajuste de 8% solicitado pelo Sinplalto. Porém, não houve negociação devido às eleições municipais. Agora, a situação é outra. 2013 é o primeiro ano de negociação, de acordo entre as duas partes, e o servidor está ansioso pelos benefícios que a Data-Base trás para a categoria. A situação do funcionalismo da Câmara Municipal não é tão preocupante quanto o da Prefeitura de Araxá, já que houve alguns benefícios para a categoria nos últimos anos. Mas o reajuste salarial é um direito de todo trabalhador. As reivindicações econômicas são de acordo com os mesmo índices utilizados na pauta de reivindicações dos servidores da Prefeitura. Ou seja, é um direito de todo trabalhador.”

De acordo com o presidente, uma paralisação ou greve não está descartada. “Nós temos escutado boatos sobre uma possível greve dos servidores da Câmara Municipal. Não conversamos com nenhum servidor da Casa nesse sentido e também não realizamos reuniões para tratar do assunto. O que percebemos é que houve uma mobilização dos servidores do Legislativo devido ao sucesso da Assembleia Geral Unificada dos servidores da prefeitura e isto é muito importante. Temos que deixar claro que quem decidirá sobre uma paralisação ou greve são os servidores. Se a categoria considerar necessário um manifesto, o Sinplalto dará todo apoio necessário. Tudo será decidido na Assembleia na próxima quarta-feira, 19. Por isso, a participação dos servidores efetivos, contratados, concursados, comissionados e aposentados é extremamente importante. Temos pautados nossas negociações em respeito entre as parte e o presidente da Câmara Municipal não pode simplesmente interromper a negociação sem uma justificativa oficial e transparente”, destaca Hely.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…