Super banner
Super banner

Servidores da Câmara Municipal realizam Assembleia Geral nesta quarta-feira

Servidores da Câmara Municipal realizam Assembleia Geral nesta quarta-feira

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) realiza a Assembleia Geral dos Servidores da Câmara Municipal nesta quarta-feira, 19, às 18h, na sede do Legislativo. O evento marca a primeira reunião com a categoria para apreciação da postura da Casa na negociação da Data-Base 2013. As negociações entre a Comissão Patronal e dos Trabalhadores iniciaram em maio passado, porém foi interrompida pelo presidente da Câmara Municipal, Miguel Junior (PMDB), sem qualquer justificativa oficial. As principais reivindicações econômicas são o reajuste salarial imediato de 14,5% e o aumento no Cartão Alimentação de R$ 160 para R$ 250.

No ano passado, a Câmara Municipal de Araxá e o Sinplalto fecharam um acordo para a antecipação da Data-Base dos servidores do Legislativo, a primeira na história do município, devido às eleições. O então presidente Carlos Roberto Rosa nomeou uma Comissão de Negociação e enviou um Projeto de Correção Salarial. O percentual de reajuste foi solicitado pelo Sinplalto, já que a Câmara concedeu a revisão anual nos últimos três anos e implantou diversos benefícios para a categoria como, por exemplo, o Plano de Cargos e Salários. Os servidores da Câmara Municipal tiveram reajuste de 8%, porém não houve negociações e nem assinatura de documento. Já a Prefeitura de Araxá não antecipou a Data Base e não houve aumento para os servidores.

O presidente do Sinplalto, Hely Aires, diz que a expectativa é de assinar o primeiro acordo da Casa Legislativa ainda neste mês. “No ano passado, o então presidente Carlos Roberto Rosa antecipou a Data-Base e concedeu o reajuste de 8% solicitado pelo Sinplalto. Porém, não houve negociação devido às eleições municipais. Agora, a situação é outra. 2013 é o primeiro ano de negociação, de acordo entre as duas partes, e o servidor está ansioso pelos benefícios que a Data-Base trás para a categoria. A situação do funcionalismo da Câmara Municipal não é tão preocupante quanto o da Prefeitura de Araxá, já que houve alguns benefícios para a categoria nos últimos anos. Mas o reajuste salarial é um direito de todo trabalhador. As reivindicações econômicas são de acordo com os mesmo índices utilizados na pauta de reivindicações dos servidores da Prefeitura. Ou seja, é um direito de todo trabalhador.”

De acordo com o presidente, uma paralisação ou greve não está descartada. “Nós temos escutado boatos sobre uma possível greve dos servidores da Câmara Municipal. Não conversamos com nenhum servidor da Casa nesse sentido e também não realizamos reuniões para tratar do assunto. O que percebemos é que houve uma mobilização dos servidores do Legislativo devido ao sucesso da Assembleia Geral Unificada dos servidores da prefeitura e isto é muito importante. Temos que deixar claro que quem decidirá sobre uma paralisação ou greve são os servidores. Se a categoria considerar necessário um manifesto, o Sinplalto dará todo apoio necessário. Tudo será decidido na Assembleia na próxima quarta-feira, 19. Por isso, a participação dos servidores efetivos, contratados, concursados, comissionados e aposentados é extremamente importante. Temos pautados nossas negociações em respeito entre as parte e o presidente da Câmara Municipal não pode simplesmente interromper a negociação sem uma justificativa oficial e transparente”, destaca Hely.

Notícias relacionadas