Categorias: Educação

Sesi Cozinha Brasil capacita mais de 180 mulheres na Fagundes

A convite da empresa Fagundes, o programa do Sesi Cozinha Brasil está capacitando esposas dos funcionários. Cerca de 180 mulheres terminam hoje (6) o curso que combina três ingredientes fundamentais para uma boa refeição; qualidade, economia e sabor, ensinando como preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício. O curso iniciou na última terça-feira (3) e é ministrado em três turnos por uma equipe de nutricionistas.
 
De acordo com o gerente do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Araxá, José Edmilson Zorzi, o Cozinha Brasil atua há quatro anos em Araxá e já capacitou aproximadamente 900 pessoas. Ele explica que as esposas foram convidadas a participar do curso para levarem uma alimentação de nutritiva e qualidade à mesa de casa, uma vez que dentro da empresa há nutricionistas que cuidam do cardápio dos maridos.

Segundo o gerente, a empresa solicitou o curso após um diagnóstico sobre a saúde do trabalhador ter revelado falta de alimentação adequada dos trabalhadores fora da empresa. “No curso, elas aprendem a cozinhar de maneira econômica, a aproveitar os alimentos, além de se conscientizarem sobre o que deve ou não ser jogado fora”, destaca.

Cozinha Brasil

Cozinha Brasil é uma iniciativa de responsabilidade social do Sesi para o combate à fome e à extrema pobreza no país.

Por meio de educação alimentar, o programa quer mudar o triste quadro de déficit nutricional, especialmente nas classes de baixa renda, estimulando trabalhadores e comunidades à produção, conservação correta e aproveitamento integral dos alimentos.

O aprendizado ajuda a reduzir em até 30% o desperdício que ocorre com o descarte de sementes, talos, cascas e folhas ricas em nutrientes importantes para a saúde e o bem-estar das pessoas. E tudo isso sem abrir mão do sabor! Os pratos desse cardápio inteligente são elaborados com ingredientes e temperos conhecidos da população e disponíveis a cada estação.

O resultado dá gosto de se ver: indivíduos com mais autonomia na hora de comprar, plantar e consumir. Comunidades inteiras com mais fartura de opções à mesa para refeições nutritivas e saborosas, adequadas aos seus recursos financeiros e aos recursos naturais e culturais da região.

Além de saúde, o conhecimento dos métodos corretos de produção, processamento, conservação e consumo de produtos alimentícios aumenta o apetite da população por outro ingrediente fundamental para o seu desenvolvimento: a cidadania.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…