Categorias: Polícia

Sexta fase da Malebolge prende empresários que confessaram fraudes em vans que prestavam serviço para a PMA

A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou, nesta quarta-feira (10), a sexta fase da operação Malebolge, que investiga fraude em licitação do transporte escolar rural envolvendo a gestão do ex-prefeito Aracely de Paula.

Dois empresários do segmento de tacógrafo (equipamento usado para registrar a distância percorrida e a velocidade do deslocamento de veículos) foram presos temporariamente.

Os investigados são suspeitos de adulterar esses equipamentos de vans e kombis usadas para transportar estudantes, de forma que os prestadores de serviço à Administração Municipal pudessem auferir um valor superior ao que realmente era devido. Segundo o delegado Renato Alcino, que conduz o trabalho investigativo, os medidores eram adulterados para marcar 30% a mais da distância efetivamente percorrida.

Conforme explica Alcino, essa modificação teria impacto diretamente nos cofres públicos. “A prefeitura realizaria o pagamento mediante os extratos, que são emitidos pelos equipamentos eletrônicos”, esclarece, ao informar que um dos empresários preso era responsável por fazer a adulteração dos medidores para que fosse marcada essa distância superior em 30%.

Já o outro é suspeito de realizar a fraude em hodômetros de veículos que foram apreendidos na primeira fase da operação. “Naturalmente, esses veículos seriam alvo de perícia e nós constataríamos que eles não haviam percorrido a distância que efetivamente constava nos registros da Prefeitura. Então o empresário, a pedido do grupo criminoso, adulterou para mais o hodômetro”, conta o delegado.

Alcino ainda pontua que ambos os investigados confessaram as fraudes e detalharam como eram feitas as adulterações.

Trabalho investigativo

A operação Malebolge teve início em agosto de 2020. Desde então, foram realizadas seis etapas, que resultaram em prisões, apreensões de diversos materiais de interesse para a investigação, além do bloqueio de mais de 30 veículos de propriedade dos suspeitos de envolvimento em esquema criminoso, o que os impede de vender ou alienar os automotores. As apurações apontam um prejuízo estimado superior a R$ 6 milhões aos cofres municipais.

Ver comentários

  • kkkkk! Aracely que lute pra blindar esse povo. Eu fui vizinho dessa amante do ex-prefeito, cara, eu escutei cada coisa, cada barraco... trata-se de uma quadrilha muito estruturada. Esse buraco é muito mais fundo, vcs nem imaginam, tomara que a polícia tenha culhão para fazer a justiça prevalecer, esse povo roubou dinheiro que poderia estar sendo gasto com saúde, segurança e educação. Araxá é uma cidade rica mas sempre foi admionistrada por pessoas extremamente incompetentes. Acorda povo! ACORDA!

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…