Categorias: Cidade

Simulação de acidente para conscientizar sobre a vulnerabilidade do trânsito

A tradicional avenida Antônio Carlos, no Centro de Araxá, recebeu uma simulação de acidente nesta terça-feira (28). A ação contou com a parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros, dentro do calendário da Semana Municipal de Trânsito.

A simulação demonstrou o atropelamento de um cadeirante por um motociclista. Quem passava pelo local se surpreendeu com o acidente e a ideia é justamente mostrar que em questão de segundos uma fatalidade pode acontecer.

O secretário Daniel Rosa explica que o objetivo da ação era surpreender as pessoas e mostrar a vulnerabilidade do trânsito. “O risco de envolvimento em um acidente existe para todos, sejam motoristas ou pedestres. Por isso, é importante estarmos sempre muito atentos e, por exemplo, não usarmos o telefone celular durante uma condução. Em fração de segundos um acidente pode acontecer”, ressalta.

O comandante de turno da 2ª Ala do Corpo de Bombeiros, sargento Rodrigo Parreira Borges, diz que inicialmente a simulação foi pensada com um idoso ou uma pessoa usando muletas, mas exemplificando um cadeirante seria mais conveniente para sensibilizar a população. Os figurantes eram militares da corporação.

“Essa é a nossa rotina no treinamento. Durante o curso de formação, recebemos a preparação para atuarmos e esse atendimento é feito por, no mínimo, três militares. “É sempre muito importante essas ações para conscientizar a comunidade sobre a responsabilidade de todos no trânsito”, destaca o sargento.

Após a simulação, as equipes da Secretaria Municipal de Segurança promoveram uma blitz educativa com distribuição de material informativo da Semana Municipal de Trânsito.

Matérias recentes

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…

Prova prática do concurso público da Fundação Cultural Calmon Barreto acontece neste sábado (11)

A Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) convoca os candidatos aprovados nas primeiras etapas do Concurso…