Categorias: Colunistas

Suicídio econômico

O atual modelo previdenciário brasileiro age como cianeto nas entranhas da economia do País.

Vivemos cada vez mais. A assertiva vai ao encontro de uma tendência demográfica que aponta para o aumento da expectativa de vida e, por conseguinte, para o envelhecimento da população mundial. Diante disso, o estabelecimento de uma idade mínima para o contribuinte requerer a aposentadoria — a exemplo do que é vigente nos países desenvolvidos — é no mínimo urgente.

No Brasil, temos um modelo fatalmente deficitário. O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, alerta: “Se nada for feito a economia brasileira entrará em colapso (total) nos próximos dez anos”. A estimativa é que o gasto com a Previdência Social chegue a R$ 1 trilhão em 2050, o que quebraria qualquer país no mundo. O sistema previdenciário brasileiro é um suicídio econômico, age como veneno nas entranhas da economia do País.

Nesse contexto, sob a enfática resistência dos congressistas inebriados pelo ano eleitoral, a presidente Dilma apresentará a agenda da reforma da Previdência Social em abril próximo. A derrota no Congresso é quase certa, no entanto. Afinal, a medida implicaria no sacrifício de milhões de brasileiros que já estão na iminência da merecida aposentadoria. Qual congressista se submeteria à imolação pública de levantar a bandeira impopular perto de eleger os seus prefeitos em suas bases? Entre suicídio político e suicídio econômico, que prevaleça o econômico, é claro. Não temos heróis no Congresso. Por outro lado, é consensual entre os melhores economistas do País que a revisão no modelo previdenciário é imprescindível para que alcancemos o equilíbrio econômico no futuro.

É raro, mas o Governo Federal acerta ao propor a manutenção da fórmula 85/95 — resultado da soma da idade com o tempo de contribuição para mulheres e homens requisitarem aposentadoria integral —, com a premissa de aumentar gradativamente os critérios até 2027, quando a fórmula alcança o teto de 90/100. Mas erra —¬ não raro — ao dar as cartas no calor da crise político-econômica. Tê-lo feito durante a bonança e o franco desenvolvimento seria algo prudencial. Hoje, é emergencial.

Neste novo contexto demográfico, enquanto fiquemos à mercê de um sistema previdenciário calcado exclusivamente no tempo de contribuição, aposentando a população ativa aos profícuos 50 anos, a morte será inevitável. No atual sistema previdenciário brasileiro, contudo, enquanto a população vive mais, a vida econômica do país é drasticamente encurtada.

Compartilhar

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…