Categorias: Esportes

Tecnologia de nióbio garante que pilota saia ilesa de acidente na Extreme E

A pilota alemã Claudia Hurtgen escapou ilesa do grande acidente ocorrido durante as disputas da primeira etapa da temporada inaugural da Extreme E no último sábado, 3. O capotamento ocorreu durante a primeira classificação na Arábia Saudita, quando as rodas do SUV elétrico entraram na areia fofa do deserto, fazendo com que o veículo capotasse quatro vezes até parar. A prova de fogo comprovou a eficácia do chassi feito de uma estrutura tubular de liga de aço reforçada com nióbio. Após o capotamento, foi constatado que não houve nenhum dano à estrutura do automóvel.

O acidente impressionou o público, não só por sua proporção, mas, também, pela estrutura do veículo que comprovadamente aguenta fortes impactos na gaiola de proteção. “Hoje, houve momentos em que parecia que o coração ia sair pela boca, principalmente no acidente com a Claudia Hürtgen, da ABT CUPRA XE. Acredito que todos nós ficamos contentes ao vê-la sair caminhando do carro – isso é uma comprovação do trabalho da CBMM | Niobium com o chassi robusto e resistente, que passou hoje pelo seu teste definitivo e entregou resultado”, disse Alejandro Agag, fundador da Fórmula E.

A CBMM foi parte integrante do desenvolvimento do SUV elétrico, que utiliza nióbio em sua estrutura, tornando-o mais leve, forte, robusto e confiável, promovendo energia e melhor desempenho. A resistência e durabilidade adicionais oferecidas pela tecnologia de nióbio ajudam o chassi do veículo a lidar com os desafios mais difíceis.

“Já na etapa inaugural da Extreme E, no Desert X-Prix na Arábia Saudita, foi possível testar no limite a superestrutura e a extrema segurança do Odyssey 21, o e-SUV da saga, que conta com o uso da tecnologia do nióbio da CBMM e foi desenvolvido em conjunto com a francesa Spark. Ver a Claudia Hurtgen sair caminhando normalmente após um acidente impressionante, numa cena que viralizou no mundo, reforçou que o trabalho foi bem feito e que o uso de materiais de alta resistência ajuda tanto em questões de sustentabilidade como também salva vidas”, diz Giuliano Fernandes, Head de Marketing e Comunicação da CBMM.

Repercussão na mídia

O acidente repercutiu nacional e internacionalmente em diversos tipos de mídia. Veículos de imprensa deram ênfase para a potente estrutura feita com nióbio, reconhecendo assim, a importância da tecnologia pioneira da CBMM no desenvolvimento do carro da competição.

Claudia contou que o carro saiu de traseira. No momento, por estar muito rápida e com pedras ao lado, o acidente tomou uma grande proporção. A pilota conta, ainda, que após o acidente aguardou a luz verde do veículo aparecer, indicando que era seguro sair do carro. O veículo não teve problemas elétricos e ao acionar a luz verde, Claudia saiu do carro e contou que apenas mordeu a língua durante a capotagem.

Equipe de Nico Rosberg sai campeã do primeiro evento

A equipe Rosberg X Racing, do alemão Nico Rosberg, conquistou a vitória no primeiro evento da Extreme E. A final foi disputada pelas duas equipes mais rápidas de domingo na semifinal, a Rosberg X Racing e X44. A jornada do time Rosberg X Racing não foi fácil. No sábado, a equipe perdeu a pole para o time de Hamilton, o X44, após um software defeituoso que limita a velocidade nos boxes falhar. Por causa disso, o time de Nico foi punido com 60 segundos.

Hamilton não estava presente na Arábia Saudita, mas enviou uma mensagem de vídeo antes da corrida, desejando sucesso a sua equipe, formada por Sébastien Loeb e Cristina Gutiérrez. O heptacampeão de F1 ainda afirmou que estará na próxima etapa, em 29 e 30 de maio, no Senegal.

Confira o cronograma das próximas competições:

Ocean X Prix: Lac Rose, Senegal
29 e 30 de maio de 2021

Arctic X Prix: Kangerlussusaq, Groenlândia
28 e 29 de agosto de 2021

Amazon X Prix: Pará, Brasil
23 a 24 de outubro de 2021

Glacier X Prix: Patagônia, Argentina
11 e 12 de dezembro de 2021

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…