Categorias: Educação

Transformação do Cefet-MG não prejudica cursos técnicos

Caso a demanda de transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Ferais (Cefet-MG) em Universidade Tecnológica se cumpra, seus cursos técnicos não serão prejudicados. Esse esclarecimento foi feito pelo diretor-geral da instituição no Estado, Márcio Silva Basílio, durante audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nesta quinta-feira (31/10/13), em Divinópolis (Centro-Oeste de Minas). A reunião, realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), teve como objetivo debater e apoiar esse projeto de transformação.

Alunos da instituição presentes à audiência demonstraram preocupação em relação à redução dos cursos técnicos, tradição do Cefet-MG, se houver a mudança para Universidade Tecnológica. Apesar disso, manifestaram apoio à transformação, pois consideram que vai agregar qualidade à instituição. Para o estudante Igor Baldoíno Azevedo, a alteração será importante. Ele reforçou que se trata de um centro muito concorrido e que os alunos precisam se dedicar para fazer parte dele. Durante a reunião, os participantes puderam assinar um abaixo-assinado de apoio.

De acordo com o diretor-geral do Cefet-MG, o projeto da mudança decorre do potencial da instituição para ser uma Universidade Tecnológica. Basílio falou que essa demanda começou dentro da instituição, mas agora já é abraçada pelo Estado. “Esse apoio é muito importante”, salientou. Ele fez um histórico da instituição em Minas Gerais e afirmou que ela conta com 90% do corpo docente com mestrado e doutorado, número superior à exigência do Ministério da Educação para as universidades.

O diretor do Cefet-MG , Unidade Divinópolis, Luiz Carlos Gonçalves, ressaltou que a instituição não é contra os institutos federais, mas que acredita que a proposta da Universidade Tecnológica é mais adequada. “O Cefet quer ser uma universidade em Divinópolis. Temos o orgulho de ser a oitava melhor escola no Estado; só através da educação podemos ter a cidade sonhada”, enfatizou.

Autoridades ressaltam importância da demanda

O presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Rodyson Kristnamurti da Silva Oliveira, destacou que os vereadores de Divinópolis assinaram moção de apoio à transformação do Cefet em Universidade Tecnológica. “Queremos a valorização do Cefet por parte do governo federal”.

O vice-prefeito de Divinópolis, Rodrigo Resende, ressaltou a parceria entre a prefeitura e o Cefet. “Sabemos da sua importância. É um orgulho termos uma instituição com ótimo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, completou.

Deputados demonstram apoio a projeto

A deputada Maria Tereza Lara (PT), vice-presidente da comissão, conduziu as discussões e contextualizou que já houve diversas reuniões sobre o tema. “Esse movimento é para reivindicar que, em Minas, ocorra essa mudança. A educação merece. Pudemos perceber que há unidade de objetivos entre professores, alunos, deputados”, salientou.

Segundo o deputado Bosco (PTdoB), autor do requerimento que deu origem à reunião, o entendimento é de que essa transformação é uma causa de Minas Gerais. Ele destacou a excelência da instituição e de seus professores, o que, para ele, justifica a mudança. “Com isso, haveria implantação de graduação, mestrado e doutorado. Sabemos que o Estado tem feito a diferença no País na área da educação, mas precisamos desenvolver mais pesquisas e novas tecnologias”, afirmou. O parlamentar também defendeu a continuidade do ensino técnico.

O deputado Fabiano Tolentino (PPS) ressaltou o crescimento do Cefet em Divinópolis e a importância da discussão. “O papel da Assembleia é sair de sua sede, ir às cidades e ouvir as demandas”, opinou. Para a deputada Luzia Ferreira (PPS), integrar educação, inovação e tecnologia é um desafio do País. “Essa é a grande mercadoria do mundo atualmente. O Brasil está atrasado. O recurso para a pesquisa no País é muito pequeno”, alertou. Ela acrescentou que a discussão sobre a transformação do Cefet se integra a essa perspectiva.

Já o deputado federal Jaime Martins (PSD/MG) encaminhou um depoimento, por meio de vídeo, exibido na reunião, para manifestar apoio à causa. Segundo ele, a mudança vai propiciar uma melhor educação aos alunos.

Audiências – Divinópolis foi a sexta cidade a receber audiência pública sobre o tema. Já foram realizadas reuniões em Araxá (Alto Paranaíba), Varginha (Sul de Minas), Leopoldina (Zona da Mata), Timóteo (Vale do Aço) e Nepomuceno (Sul de Minas). Além desses municípios, o Cefet-MG possui campi na Capital mineira, Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e Curvelo (Região Central do Estado), que também receberão reuniões para a discussão.

Histórico – Em dezembro de 2008, o governo reestruturou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando 38 institutos federais pela Lei 11.892. Antes disso, a discussão que vinha se desenrolando dizia respeito à transformação de alguns Cefets em Universidade Tecnológica, como foi feito no Paraná. No entanto, esse projeto foi interrompido. O Cefet-MG, por sua vez, manteve a demanda de se tornar uma universidade.

“A competência adquirida pelo Cefet-MG o posiciona, com o antigo Cefet-PR, hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na vanguarda da educação tecnológica do País, com atuação verticalizada, compreendida como não apenas a oferta desde o nível básico à pós-graduação stricto sensu, como também o diálogo permanente entre esses níveis”, defende o site do Cefet-MG.

Fonte: Assembleia de Minas

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…