Categorias: Cidade

Trânsito de veículos no Lago Norte está proibido nos fins de semana e feriados

DA REDAÇÃO – Desde o último sábado (13) está proibida a passagem de veículos no Lago Norte da Estância Hidromineral do Barreiro. A medida foi viabilizada pela Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes (Asttran) e Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) em virtude de um requerimento apresentado pelo vereador Fabiano Santos Cunha (PRB). Neste domingo (14), o parlamentar e equipe distribuíram panfletos, conversaram com usuários e se reuniram com a Associação Araxaense de Ciclismo (Acicla) informando sobre a nova medida.

O vereador Fabiano explica que o requerimento foi feito na tribuna da Câmara Municipal no último dia 25 de fevereiro visando o fechamento da pista de rolamento do Lago Norte nos finais de semana e também no período noturno para a circulação de veículos automotores. De segunda a sexta-feira, fica proibida a passagem de veículos a partir das 22h. Sábados, domingos e feriados, a proibição vigora em tempo integral.

“Existe uma grande demanda da comunidade, principalmente daqueles que fazem o seu esporte no Barreiro, a questão da caminhada, da corrida, do passeio de bicicleta. Sabemos que a faixa de rolamento é bastante estreita e é uma dificuldade muito grande de andar de bicicleta ou até mesmo caminhar. A questão do período noturno é de extrema importância tendo em vista do vandalismo que é muito grande atualmente neste local”, diz o vereador.

Fabiano afirma que a medida vai garantir um lazer com maior tranquilidade, mais qualidade de vida e conforto aos pedestres e ciclistas, público-alvo beneficiado com a ação.

“Com passar do tempo, sem dúvida, as autoridades vão achar a melhor maneira de disciplinar todo esse processo e garantir de vez a tranquilidade de quem quer visitar o parque com os seus familiares, principalmente aos finais de semana, garantindo, não só a segurança, mas também o conforto. Eu não tenho dúvida nenhuma que é uma medida acertada”, comenta Fabiano.

“A Asttran, pelo que o Bruno Borges (chefe do Setor de Trânsito) nos comentou, ela não tem efetivo para disponibilizar o funcionário e ficar o tempo todo controlando quem entra e quem sai. Nós temos a Asttran e também a Codemig envolvida nesse processo e temos apenas a boa vontade e o dever com a comunidade de sugerir aquilo que venha até o nosso encontro e entende que é benefício para todos. Vamos continuar vigilantes e atentos”, acrescenta.

O vereador também destaca que tem outras revindicações a serem feitas para o Lago Norte. “Nós estamos vendo que existem diversas água-pés na lagoa, isso é uma situação que precisa ser resolvida e, claro, a gente entende que a cidade é grande, os serviços são muitos, mas precisamos cobrar para que sejam feitos a limpeza desse local, será de extrema importância.”

De acordo com o presidente da Acicla, Paulo Rogério Jerônimo, a proibição é avaliada como positiva. “Nós viemos prestigiar o Fabiano que conseguiu esta conquista. Já estava passando da hora de fechar o Lago Norte, pelo menos domingo, para o pessoal andar de bicicleta, famílias que já tem filhos que andam de bicicleta, era perigoso demais, tive amigos que machucaram com a passagem de carro. Nós abraçamos a causa na hora porque isso é importante”, ressalta.

“É a garantia de mais ciclistas em Araxá para aderir o Barreiro porque o pessoal fica com medo de vir, pois, tem muito carro. Então, essa é uma mudança muito interessante. Esse é o primeiro passo. O Fabiano abraçou a causa e o próximo passo é uma ciclo-faixa daqui para cidade, que é um projeto muito grande para viabilizar a todos”, acrescenta.

Bruno Borges, chefe do Setor de Trânsito da Astrran, afirma que a fiscalização fica por conta da Polícia Militar.

Antônio Leonardo Lemos Oliveira, vice-presidente da Codemig, acrescenta que já há um guarda de empresa terceirizada do governo do Estado para fazer a devida segurança no local.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…