Super banner
Super banner

Trânsito de veículos no Lago Norte está proibido nos fins de semana e feriados

Trânsito de veículos no Lago Norte está proibido nos fins de semana e feriados

Ciclistas estreando a pista de rolamento do Lago Norte - Foto: Caio Aureliano

DA REDAÇÃO – Desde o último sábado (13) está proibida a passagem de veículos no Lago Norte da Estância Hidromineral do Barreiro. A medida foi viabilizada pela Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes (Asttran) e Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) em virtude de um requerimento apresentado pelo vereador Fabiano Santos Cunha (PRB). Neste domingo (14), o parlamentar e equipe distribuíram panfletos, conversaram com usuários e se reuniram com a Associação Araxaense de Ciclismo (Acicla) informando sobre a nova medida.

O vereador Fabiano explica que o requerimento foi feito na tribuna da Câmara Municipal no último dia 25 de fevereiro visando o fechamento da pista de rolamento do Lago Norte nos finais de semana e também no período noturno para a circulação de veículos automotores. De segunda a sexta-feira, fica proibida a passagem de veículos a partir das 22h. Sábados, domingos e feriados, a proibição vigora em tempo integral.

“Existe uma grande demanda da comunidade, principalmente daqueles que fazem o seu esporte no Barreiro, a questão da caminhada, da corrida, do passeio de bicicleta. Sabemos que a faixa de rolamento é bastante estreita e é uma dificuldade muito grande de andar de bicicleta ou até mesmo caminhar. A questão do período noturno é de extrema importância tendo em vista do vandalismo que é muito grande atualmente neste local”, diz o vereador.

Fabiano afirma que a medida vai garantir um lazer com maior tranquilidade, mais qualidade de vida e conforto aos pedestres e ciclistas, público-alvo beneficiado com a ação.

“Com passar do tempo, sem dúvida, as autoridades vão achar a melhor maneira de disciplinar todo esse processo e garantir de vez a tranquilidade de quem quer visitar o parque com os seus familiares, principalmente aos finais de semana, garantindo, não só a segurança, mas também o conforto. Eu não tenho dúvida nenhuma que é uma medida acertada”, comenta Fabiano.

“A Asttran, pelo que o Bruno Borges (chefe do Setor de Trânsito) nos comentou, ela não tem efetivo para disponibilizar o funcionário e ficar o tempo todo controlando quem entra e quem sai. Nós temos a Asttran e também a Codemig envolvida nesse processo e temos apenas a boa vontade e o dever com a comunidade de sugerir aquilo que venha até o nosso encontro e entende que é benefício para todos. Vamos continuar vigilantes e atentos”, acrescenta.

Ciclistas com o vereador Fabiano Santos Cunha - Foto: Caio Aureliano

O vereador também destaca que tem outras revindicações a serem feitas para o Lago Norte. “Nós estamos vendo que existem diversas água-pés na lagoa, isso é uma situação que precisa ser resolvida e, claro, a gente entende que a cidade é grande, os serviços são muitos, mas precisamos cobrar para que sejam feitos a limpeza desse local, será de extrema importância.”

De acordo com o presidente da Acicla, Paulo Rogério Jerônimo, a proibição é avaliada como positiva. “Nós viemos prestigiar o Fabiano que conseguiu esta conquista. Já estava passando da hora de fechar o Lago Norte, pelo menos domingo, para o pessoal andar de bicicleta, famílias que já tem filhos que andam de bicicleta, era perigoso demais, tive amigos que machucaram com a passagem de carro. Nós abraçamos a causa na hora porque isso é importante”, ressalta.

“É a garantia de mais ciclistas em Araxá para aderir o Barreiro porque o pessoal fica com medo de vir, pois, tem muito carro. Então, essa é uma mudança muito interessante. Esse é o primeiro passo. O Fabiano abraçou a causa e o próximo passo é uma ciclo-faixa daqui para cidade, que é um projeto muito grande para viabilizar a todos”, acrescenta.

Bruno Borges, chefe do Setor de Trânsito da Astrran, afirma que a fiscalização fica por conta da Polícia Militar.

Antônio Leonardo Lemos Oliveira, vice-presidente da Codemig, acrescenta que já há um guarda de empresa terceirizada do governo do Estado para fazer a devida segurança no local.

Notícias relacionadas