Categorias: Educação

Uniaraxá promove curso sobre o Novo Acordo Ortográfico para docentes

O Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) está oferecendo curso sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa para os funcionários da instituição. São duas turmas que estão sendo atendidas neste primeiro momento. Os profissionais do corpo docente já começaram o curso, em aulas que acontecem das 18 às 19 horas nos dias 8, 10, 15 e 17 deste mês, no Auditório II. A próxima turma será formada pelo corpo técnico administrativo nos dias 29 de setembro e 1º de outubro, das 17 às 19 horas. As aulas são ministrada pela professora e mestre Adriene Costa de Oliveira Coimbra.

Proposto pela Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa (CPLP), o acordo pretende uniformizar a ortografia dos oito países falantes do idioma (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

Juntos, eles somam uma população estimada em 230 milhões de pessoas (sendo 190 milhões só do Brasil). Com o acordo, a língua portuguesa deixará de ser a única com duas ortografias e poderá ser classificada como idioma oficial na Unesco.

A coordenadora do Setor de Extensão do Uniaraxá, Rosa Maria Pereira Borges, afirma que a iniciativa visa promover a atualização de conhecimentos sobre o Acordo Ortográfico e faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que prevê a oferta de outros onze cursos ainda no segundo semestre.

Além dos profissionais do Uniaraxá, fazem parte das turmas do curso sobre o Acordo Ortográfico professores da Escola de Aplicação Lélia Guimarães e da Escola Municipal Manoela Lemos. A extensão estuda a possibilidade de atender educadores de outras instituições e acadêmicos do Uniaraxá com a abertura de novas turmas.

As aulas são gratuitas e a receptividade está superando as expectativas. A primeira turma tem 55 participantes e com a divulgação das aulas o interesse vem aumentando a cada dia. Segundo a coordenadora de Extensão, esta iniciativa atende a uma demanda da sociedade diante da novidade e da necessidade que os profissionais de diversas áreas têm de estarem atualizados em relação à nova ortografia brasileira.

De acordo com o conteúdo programático, estão sendo repassadas informações sobre alterações no alfabeto, emprego do trema, da acentuação e do hífen.

Segundo a professora Adriene, está sendo utilizado um material bem didático sobre o assunto, adotando aulas teóricas e práticas. Ela elaborou uma apostila que é distribuída aos participantes para que possam reforçar a atualização de conhecimentos tendo um material para consulta.

“A nova ortografia será cobrada efetivamente a partir de 2012, mas as pessoas estão interessadas em escrever corretamente já a partir de agora. São muitas dúvidas e o material de fácil entendimento vai ajudar bastante”, analisa a professora.

Adriene reforça que, diante do interesse das pessoas pelo curso, a oferta da atualização acontece em momento apropriado, sendo importante que profissionais de todas as áreas, principalmente os educadores, saibam quais são as principais mudanças, como e quando adotá-las.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…