Super banner
Super banner

Uniaraxá promove curso sobre o Novo Acordo Ortográfico para docentes

Uniaraxá promove curso sobre o Novo Acordo Ortográfico para docentes

O Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) está oferecendo curso sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa para os funcionários da instituição. São duas turmas que estão sendo atendidas neste primeiro momento. Os profissionais do corpo docente já começaram o curso, em aulas que acontecem das 18 às 19 horas nos dias 8, 10, 15 e 17 deste mês, no Auditório II. A próxima turma será formada pelo corpo técnico administrativo nos dias 29 de setembro e 1º de outubro, das 17 às 19 horas. As aulas são ministrada pela professora e mestre Adriene Costa de Oliveira Coimbra.

Proposto pela Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa (CPLP), o acordo pretende uniformizar a ortografia dos oito países falantes do idioma (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

Juntos, eles somam uma população estimada em 230 milhões de pessoas (sendo 190 milhões só do Brasil). Com o acordo, a língua portuguesa deixará de ser a única com duas ortografias e poderá ser classificada como idioma oficial na Unesco.

A coordenadora do Setor de Extensão do Uniaraxá, Rosa Maria Pereira Borges, afirma que a iniciativa visa promover a atualização de conhecimentos sobre o Acordo Ortográfico e faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que prevê a oferta de outros onze cursos ainda no segundo semestre.

Além dos profissionais do Uniaraxá, fazem parte das turmas do curso sobre o Acordo Ortográfico professores da Escola de Aplicação Lélia Guimarães e da Escola Municipal Manoela Lemos. A extensão estuda a possibilidade de atender educadores de outras instituições e acadêmicos do Uniaraxá com a abertura de novas turmas.

Uniaraxá promove curso sobre o Novo Acordo Ortográfico para docentes 1

As aulas são gratuitas e a receptividade está superando as expectativas. A primeira turma tem 55 participantes e com a divulgação das aulas o interesse vem aumentando a cada dia. Segundo a coordenadora de Extensão, esta iniciativa atende a uma demanda da sociedade diante da novidade e da necessidade que os profissionais de diversas áreas têm de estarem atualizados em relação à nova ortografia brasileira.

De acordo com o conteúdo programático, estão sendo repassadas informações sobre alterações no alfabeto, emprego do trema, da acentuação e do hífen.

Segundo a professora Adriene, está sendo utilizado um material bem didático sobre o assunto, adotando aulas teóricas e práticas. Ela elaborou uma apostila que é distribuída aos participantes para que possam reforçar a atualização de conhecimentos tendo um material para consulta.

Uniaraxá promove curso sobre o Novo Acordo Ortográfico para docentes 2

“A nova ortografia será cobrada efetivamente a partir de 2012, mas as pessoas estão interessadas em escrever corretamente já a partir de agora. São muitas dúvidas e o material de fácil entendimento vai ajudar bastante”, analisa a professora.

Adriene reforça que, diante do interesse das pessoas pelo curso, a oferta da atualização acontece em momento apropriado, sendo importante que profissionais de todas as áreas, principalmente os educadores, saibam quais são as principais mudanças, como e quando adotá-las.

Notícias relacionadas