Educação

Uniaraxá realiza Oficina de Libras com colaboradores

Libras é a sigla de Língua Brasileira de Sinais; conjunto de formas gestuais, utilizadas por deficientes auditivos, para a comunicação entre eles e outras pessoas; sejam elas surdas ou ouvintes.

Para se comunicar, utilizando a Língua Brasileira de Sinais, além de conhecer os sinais, é preciso, também, conhecer as estruturas gramaticais a fim de combinar as frases e estabelecer a comunicação de forma correta.

Muitos são os detalhes que envolvem essa forma de se comunicar; tornando-a uma linguagem rica e interessante. Vale destacar a importância que ela possui no processo de inclusão e acessibilidade das pessoas surdas. O conhecimento da Língua de Sinais por pessoas ouvintes é de suma importância; pois, possibilita a comunicação assertiva com pessoas surdas.

Ciente dessa importância nas relações interpessoais e no convívio no ambiente de trabalho, o Setor de Recursos Humanos, juntamente com o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do Uniaraxá, e, com o auxílio da Colaboradora Ana Cristina Neves, realizou, na última semana, uma Oficina de Libras, com a participação de colaboradores da Instituição.

Para Luciana Borges Neves Rosa, componente do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do Uniaraxá, aprender a linguagem de sinais foi um passo muito importante em sua vida. “Aprender Libras foi muito bacana! Não só para que eu conseguisse me comunicar com a Ana Cristina, nossa Colaboradora, mas principalmente, para que ela se sentisse entendida e incluída no ambiente universitário. Foi muito importante meu primeiro contato com Libras, por meio de uma oficina, para que eu pudesse quebrar meus paradigmas e passar a incluir pessoas com deficiência auditiva ao meio educacional”, conta Luciana.

Luciana ressalta, ainda, a importância que Ana Cristina Neves, colaboradora do Uniaraxá, possuidora de deficiência auditiva, teve em seu processo de aprendizagem da Língua de Sinais.

“Nas conversas com a Ana, inicialmente, eu tinha medo, porque não entendia todos os sinais e ficava ansiosa para que ela me compreendesse; mas, a prática diária fez toda a diferença. Ela é uma pessoa muito alegre, disponível e nos ensina cada gesto e palavra, com muita paciência e entusiasmo”, afirma.

“Hoje, consigo conversar com ela, normalmente, como conversamos, eu e vocês. Só tenho a agradecer ao Uniaraxá pela oportunidade de aprender Libras, no Curso desenvolvido pelo RH; e, à Ana Cristina, por me incentivar cada dia a aprender mais. A Instituição conta hoje com o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, cujo objetivo principal é incluir a pessoa com deficiência auditiva; e, nesse sentido, é muito importante que mais Colaboradores aprendam a Língua de Sinais, para que possamos receber Alunos e Colaboradores com respeito”, destaca Luciana.

O intuito da Oficina, realizada na última semana, foi construir conhecimentos referentes à Língua de Sinais, com os participantes, principalmente com aqueles que possuem atividades no Centro Universitário, voltadas ao atendimento de Estudantes e Comunidade Externa. Dessa forma, após o Curso, todos estão mais preparados para se comunicarem, pela Língua de Sinas – Libras, caso seja necessário; possibilitando, inclusive, o convívio mais assertivo com Colaboradores da IES que utilizam esse tipo de linguagem.

Matérias recentes

Biblioteca Móvel leva acesso à leitura de forma gratuita em todos os bairros de Araxá

“Embarque na leitura que só faz bem”, com este famoso jingle, a Biblioteca Móvel “Embarque…

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…