Categorias: Saúde

Unidade de Atendimento Especializado inicia atividades

06/07/2009 – A Unidade de Atendimento Especializado (UAE) iniciou as suas atividades nesta segunda-feira (6) após um período de expectativas por parte da população e a falta de um atendimento de qualidade. A UAE foi implantada no antigo prédio do Pronto Atendimento Municipal (ao lado do Centro de Vacinação) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O espaço conta com nove consultórios e já atende nas áreas de infectologia, neurologia, cardiologia e urologia. Nesta semana, o Diário de Araxá traz uma série de reportagens sobre as mudanças na saúde pública.

A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é levar todas as especialidades para o espaço. As primeiras consultas foram agendadas nas últimas semanas através de uma divulgação interna junto aos pacientes, nas Unidades Integradas de Saúde (Unis), uma vez que a UAE ainda não foi inaugurada oficialmente.

“Teremos a inauguração brevemente porque sempre no início, como há alguns transtornos, achamos melhor fazer esses ajustes iniciais e, logo em seguida, quando estiver tudo funcionando bem, faremos a inauguração oficial”, afirma o secretário Antônio Marcos Belo.

“Essa divulgação nós começamos internamente nas unidades com a orientação dos pacientes. Lógico que neste início poderá haver algum transtorno, mas com a divulgação na imprensa nós levaremos esta informação a mais pessoas”, acrescenta.

Segundo ele, a marcação das consultas só acontece nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e nas Unis após encaminhamento de um clínico geral. “Teremos atendentes agendando as consultas, de forma que o cidadão não precise vir até aqui (UAE), ele já virá para ter o seu atendimento”, diz.

O secretário afirma que a espera por consultas ainda existe. “No caso das especialidades, nós estamos quase em dia, falta só a cardiologia, mas o doutor Oswaldo está entrando agora também e já já a gente vai colocar em dia. Eletrocardiograma será realizado na UAE, que antes era atendido na Unileste e na Unisa, estamos transferindo este atendimento, assim como o eletroencefalograma.

Antônio Belo diz que a expectativa é de que o atendimento na saúde pública melhore gradativamente. “Isso facilita a vida do cidadão, estamos começando devagar e com toda a tranquilidade para que esse atendimento possa melhorar”, conta.

Ele diz que todas as especialidades devem ser implantadas na UAE, a maioria delas funciona na Unisa. “Nas Unidades de Saúde, nós vamos ter clinico geral e pediatra em todas elas – Unisa, Uninorte, Unileste e Unisul. Todas terão o atendimento básico e, juntamente com os PSFs, serão o filtro para as especialidades”, garante.

Série

Na reportagem de amanhã (7), você confere as mudanças do atendimento na Santa Casa.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…