Super banner
Super banner

Unidade de Atendimento Especializado inicia atividades

Unidade de Atendimento Especializado inicia atividades

06/07/2009 – A Unidade de Atendimento Especializado (UAE) iniciou as suas atividades nesta segunda-feira (6) após um período de expectativas por parte da população e a falta de um atendimento de qualidade. A UAE foi implantada no antigo prédio do Pronto Atendimento Municipal (ao lado do Centro de Vacinação) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O espaço conta com nove consultórios e já atende nas áreas de infectologia, neurologia, cardiologia e urologia. Nesta semana, o Diário de Araxá traz uma série de reportagens sobre as mudanças na saúde pública.

A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é levar todas as especialidades para o espaço. As primeiras consultas foram agendadas nas últimas semanas através de uma divulgação interna junto aos pacientes, nas Unidades Integradas de Saúde (Unis), uma vez que a UAE ainda não foi inaugurada oficialmente.

“Teremos a inauguração brevemente porque sempre no início, como há alguns transtornos, achamos melhor fazer esses ajustes iniciais e, logo em seguida, quando estiver tudo funcionando bem, faremos a inauguração oficial”, afirma o secretário Antônio Marcos Belo.

“Essa divulgação nós começamos internamente nas unidades com a orientação dos pacientes. Lógico que neste início poderá haver algum transtorno, mas com a divulgação na imprensa nós levaremos esta informação a mais pessoas”, acrescenta.

Segundo ele, a marcação das consultas só acontece nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e nas Unis após encaminhamento de um clínico geral. “Teremos atendentes agendando as consultas, de forma que o cidadão não precise vir até aqui (UAE), ele já virá para ter o seu atendimento”, diz.

O secretário afirma que a espera por consultas ainda existe. “No caso das especialidades, nós estamos quase em dia, falta só a cardiologia, mas o doutor Oswaldo está entrando agora também e já já a gente vai colocar em dia. Eletrocardiograma será realizado na UAE, que antes era atendido na Unileste e na Unisa, estamos transferindo este atendimento, assim como o eletroencefalograma.

Antônio Belo diz que a expectativa é de que o atendimento na saúde pública melhore gradativamente. “Isso facilita a vida do cidadão, estamos começando devagar e com toda a tranquilidade para que esse atendimento possa melhorar”, conta.

Ele diz que todas as especialidades devem ser implantadas na UAE, a maioria delas funciona na Unisa. “Nas Unidades de Saúde, nós vamos ter clinico geral e pediatra em todas elas – Unisa, Uninorte, Unileste e Unisul. Todas terão o atendimento básico e, juntamente com os PSFs, serão o filtro para as especialidades”, garante.

Série

Na reportagem de amanhã (7), você confere as mudanças do atendimento na Santa Casa.

Notícias relacionadas