Categorias: Política

Vereadores aprovam em segundo turno prorrogação de mandato da Mesa

Da Redação – Os vereadores aprovaram em segundo turno o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que prorroga o mandato da atual Mesa Diretora por mais um ano. Com o projeto sendo apreciado novamente um mês depois do vereador Márcio de Paula ter apresentado a emenda e os pareceres escritos assinados pelas três comissões permanentes, a Câmara Municipal cumpre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na última sexta-feira (3) para regularizar os trâmites legais de votação previsto na LOM e na Constituição Federal. A emenda foi aprovada por oito votos a favor e um contra na reunião ordinária desta terça-feira (7).

Os vereadores Marco Antonio Rios (PSDB), Lídia Jordão (PP), Pezão (PMDB) – que foi contrário na primeira votação, Juninho (DEM), Mateus Vaz de Resende (DEM), Carlos Roberto Rosa (PP), Edna Castro (PSDB) e Márcio de Paula (PR) foram a favor da aprovação do projeto. O vereador Garrado (PR) manteve a posição da primeira votação e foi o único a votar contra. José Domingos Vaz (PDT) não participou da reunião por estar acompanhando o prefeito Jeová Moreira da Costa em uma viagem a Curitiba.

Na última quinta-feira (2), o MP entrou com uma ação civil pública na tentativa de impedir que o presidente Carlos Roberto Rosa, o vice José Domingos Vaz, a primeira-secretária Edna Castro e o segundo-secretário Mateus Vaz de Resende continuassem nos cargos a partir de 1º de janeiro próximo.

O promotor de Justiça curador de Defesa do Patrimônio Público, Marcus Paulo Queiroz Macedo, considerou que o procedimento adotado pela Câmara para aprovar a emenda foi irregular.

“A Constituição da República exige que a Lei Orgânica dos Municípios seja votada em dois turnos com interstício de dez dias entre as votações. Na votação dessa emenda que permitiu a reeleição do presidente da Câmara não se observou esse período entre os dois turnos. Além disso, os pareceres deveriam ser escritos e não orais como ocorreu. Diante essas irregularidades, entendemos que não a condições para essa situação prosperar e pedimos ao Poder Judiciário que intervenha e empeça que essa emenda tenha validade jurídica”, afirmou Marcus Paulo em entrevista concedida ao Diário de Araxá na quinta-feira passada (2).

De acordo com Roberto, a situação está regularizada com o cumprimento do TAC. “Nós sempre buscamos o consenso, a ponderação e o equilíbrio. Mesmo tendo votado a emenda dentro da habitualidade da Câmara, como acontece há mais de 14 anos em todas as votações, nós respeitamos o entendimento do Ministério Público, compreendemos a situação do promotor que está fazendo um trabalho legitimo e regularizamos a situação como estipula a Constituição Federal. Os pareceres escritos foram encaminhados e assinados pelos vereadores e a votação em segundo turno realizada. Com os vereadores aprovando a emenda em duas votações, a Mesa Diretora continua com o trabalho que vem realizando por mais um ano”, explica o presidente.

Ele afirma que com o TAC assinado com o MP a Câmara vai respeitar o interstício de dez dias entre as votações para todos os projetos que chegarem ao Legislativo. “Não só para as emendas na LOM como também para os demais projetos a ser apreciado pela Casa. Claro que trâmites ficarão mais lentos, mas a nossa expectativa é fazer o mais breve possível uma reforma no regimento interno e da LOM, tornando mais ágil o processo legislativo”, ressalta Roberto.

Matérias recentes

Biblioteca Móvel leva acesso à leitura de forma gratuita em todos os bairros de Araxá

“Embarque na leitura que só faz bem”, com este famoso jingle, a Biblioteca Móvel “Embarque…

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…