Categorias: Política

Vereadores debatem demandas das Instituições de Longa Permanência para Idosos em Araxá

O vereador Luiz Carlos Bittencourt e a vereadora Omara Paolinelli promoveram um Fórum Comunitário na quinta-feira (16), no Plenário da Casa da Cidadania, com o objetivo de discutir a gestão municipal no enfrentamento das demandas por Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS) em Araxá. Essas instituições atendem idosos em situação de vulnerabilidade, oferecendo abrigo, cuidados e assistência aos que necessitam de suporte contínuo.

Além de Luiz Carlos e Omara, fizeram parte da mesa de honra a promotora de Justiça Dra. Mara Lúcia Silva Dourado, a presidente do Conselho do Idoso Ana Paula Nassif, o secretário Municipal de Ação e Promoção Social Wagner Cruz, a secretária Municipal de Saúde Cristiane Gonçalves Pereira e o secretário Municipal de Governo Rick Paranhos.

Omara abriu a sessão destacando a importância das ILPIS e falando da necessidade de dar visibilidade aos problemas, buscando soluções conjuntas para o custeio, manutenção, recursos humanos e materiais. Na opinião da parlamentar, o poder público deve buscar uma distribuição justa dos recursos advindos do Fundo Municipal do Idoso, para atender da melhor forma possível essa parcela da população.

Dra. Mara esclareceu que o atendimento aos idosos é uma obrigação do município, que pode realizar esse acolhimento de forma direta ou por meio de parcerias com instituições. Ela falou sobre a oferta de vagas nessas ILPIS parceiras do Município, mencionando que o Recanto do Idoso São Vicente de Paula disponibiliza 60 vagas, a Associação Lar Ebenezer oferece 80 vagas, e as Obras Sociais Euripedes Barsanulfo abriga 25 idosos que possuem relativa autonomia. A promotora manifestou sua preocupação com a demanda reprimida de 8 idosos aguardando vagas e 19 solicitações em andamento.

Os secretários Municipais falaram sobre os planos de implantação de um centro que possibilitará que os idosos passem o dia em um espaço com atividades destinadas para eles. Essa iniciativa deve contribuir para fortalecer os vínculos familiares e evitar a institucionalização.

A presidente do Conselho do Idoso destacou o papel dos conselhos nas deliberações sobre o fundo do idoso, destinando verba para as ILPIS e também para ações de prevenção ao acolhimento. Os representantes das Instituições falaram sobre o trabalho que cada uma delas desempenha, e apontaram as principais dificuldades enfrentadas.

Luiz Carlos concluiu lembrando que os recursos do fundo do idoso não devem ser utilizados para manter os idosos nas instituições, pois isso é uma obrigação do município. Ele enfatizou que o município tem a obrigação de aplicar os recursos do fundo corretamente, e os vereadores precisam exigir essa destinação adequada.

Matérias recentes

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…

Prova prática do concurso público da Fundação Cultural Calmon Barreto acontece neste sábado (11)

A Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) convoca os candidatos aprovados nas primeiras etapas do Concurso…