Categorias: Esportes

Vítor Amorim é campeão brasileiro de Xadrez Escolar

Da Redação – Aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro, no Centro de Atividades do Trabalhador em São Sebastião do Paraíso, o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2011. A organização ficou a cargo da Federação Mineira de Xadrez (FMX) e Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

Estiveram presentes aproximadamente 400 enxadristas de 11 Estados brasileiros divididos em 24 categorias (1º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio), ambos nas categorias Feminino e Absoluto.

Araxá esteve presente com o enxadrista da Academia Araxaense de Xadrez (AAX), Vítor Amorim Fróis, estudante do 3º ano do Colégio Atena. Vítor representou a cidade na categoria 3º ano do ensino fundamental. Ele jogou seis partidas durante três dias de competição, e em sua categoria participaram 36 enxadristas de vários Estados.

No dia 23, Vítor confrontou na 1ª rodada o enxadrista goiano Raphael Henrique dos Santos e conquistou seu primeiro ponto. No mesmo dia ele derrotou, na 2ª rodada, o enxadrista paulista Kenzo Augusto Kano Carmo, conquistando seu 2º ponto.

No dia 24, Vítor confrontou, na 3ª rodada, o enxadrista paulista Vinícius Floriano e empatou. Na 4ª rodada ele derrotou o enxadrista Yuri Monteiro Pinheiro da Paraíba. Vítor conquistou 4,5 pontos derrotando o enxadrista paulista Alberto Tonhati Bonvinini.

No último dia, aconteceu a última rodada e Vítor estava liderando o Brasileiro em sua categoria juntamente com o enxadrista paulista Vinícius Floriano. Foi uma rodada emocionante onde Vítor precisaria vencer seu adversário e torcer para que Vinícius empatasse ou perdesse para o enxadrista Carlos Eduardo Oliveira de Freitas, do Rio de Janeiro. O talento, a dedicação, a vontade, a inteligência e o conhecimento do mestrinho Vítor foi fundamental. Ele derrotou seu adversário Arthur Marques, de São Paulo, e ainda viu a derrota de Vinícius.

Com esta combinação, Vítor sagrou-se campeão brasileiro de Xadrez Escolar 2011 na categoria 3º ano do ensino fundamental, um título inédito para história do xadrez araxaense.

Desde a época do maior enxadrista da história da cidade, Arthur Rosa, até os dias atuais, o xadrez araxaense nunca teve um resultado tão expressivo. Vítor, aos 8 anos, conquistou um título jamais conquistado por um enxadrista da cidade.

Vítor teve uma preparação para este evento bem planejada e organizada. Durante este ano, ele teve tudo que precisava para desenvolver e se preparar para os torneios, em especial no Brasileiro.

Vítor voltará aos treinos ainda nesta semana com objetivo de disputar diversos torneios em Araxá e região durante os meses de outubro e novembro.

Na segunda quinzena de novembro, Vítor representará Araxá, Minas Gerais e o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude, que será realizado pela primeira vez na América do Sul. Serão 10 dias de evento, que acontece em Caldas Novas (GO). 

Matérias recentes

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…

Aeroporto de Araxá amplia escala com voos diários para Belo Horizonte e conexão em Patos de Minas

Mais turismo e desenvolvimento econômico para Araxá. A partir do dia 1º de julho, o…

Mutirão de limpeza no bairro Jardim das Oliveiras recolhe 15 toneladas de entulho; ação acontecerá todas as sextas

O mutirão de limpeza realizado no bairro Jardim das Oliveiras e adjacências na última semana,…