Super banner

Vítor Amorim é campeão brasileiro de Xadrez Escolar

Vítor Amorim é campeão brasileiro de Xadrez Escolar

Vítor Amorim é campeão brasileiro de Xadrez Escolar 1

Da Redação – Aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro, no Centro de Atividades do Trabalhador em São Sebastião do Paraíso, o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2011. A organização ficou a cargo da Federação Mineira de Xadrez (FMX) e Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

Estiveram presentes aproximadamente 400 enxadristas de 11 Estados brasileiros divididos em 24 categorias (1º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio), ambos nas categorias Feminino e Absoluto.

Araxá esteve presente com o enxadrista da Academia Araxaense de Xadrez (AAX), Vítor Amorim Fróis, estudante do 3º ano do Colégio Atena. Vítor representou a cidade na categoria 3º ano do ensino fundamental. Ele jogou seis partidas durante três dias de competição, e em sua categoria participaram 36 enxadristas de vários Estados.

No dia 23, Vítor confrontou na 1ª rodada o enxadrista goiano Raphael Henrique dos Santos e conquistou seu primeiro ponto. No mesmo dia ele derrotou, na 2ª rodada, o enxadrista paulista Kenzo Augusto Kano Carmo, conquistando seu 2º ponto.

No dia 24, Vítor confrontou, na 3ª rodada, o enxadrista paulista Vinícius Floriano e empatou. Na 4ª rodada ele derrotou o enxadrista Yuri Monteiro Pinheiro da Paraíba. Vítor conquistou 4,5 pontos derrotando o enxadrista paulista Alberto Tonhati Bonvinini.

No último dia, aconteceu a última rodada e Vítor estava liderando o Brasileiro em sua categoria juntamente com o enxadrista paulista Vinícius Floriano. Foi uma rodada emocionante onde Vítor precisaria vencer seu adversário e torcer para que Vinícius empatasse ou perdesse para o enxadrista Carlos Eduardo Oliveira de Freitas, do Rio de Janeiro. O talento, a dedicação, a vontade, a inteligência e o conhecimento do mestrinho Vítor foi fundamental. Ele derrotou seu adversário Arthur Marques, de São Paulo, e ainda viu a derrota de Vinícius.

Com esta combinação, Vítor sagrou-se campeão brasileiro de Xadrez Escolar 2011 na categoria 3º ano do ensino fundamental, um título inédito para história do xadrez araxaense.

Desde a época do maior enxadrista da história da cidade, Arthur Rosa, até os dias atuais, o xadrez araxaense nunca teve um resultado tão expressivo. Vítor, aos 8 anos, conquistou um título jamais conquistado por um enxadrista da cidade.

Vítor teve uma preparação para este evento bem planejada e organizada. Durante este ano, ele teve tudo que precisava para desenvolver e se preparar para os torneios, em especial no Brasileiro.

Vítor voltará aos treinos ainda nesta semana com objetivo de disputar diversos torneios em Araxá e região durante os meses de outubro e novembro.

Na segunda quinzena de novembro, Vítor representará Araxá, Minas Gerais e o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude, que será realizado pela primeira vez na América do Sul. Serão 10 dias de evento, que acontece em Caldas Novas (GO). 

Notícias relacionadas