Categorias: Agronegócio

Workshop destaca bom momento do mercado do café

Da Redação – A Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) realizou o Workshop de Comercialização de Café na última sexta-feira (13). O evento, promovido em parceria com o Sebrae/Educampo e a Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig), no Espaço Evas Buffet, contou com a participação de cerca de 150 produtores e destacou o bom momento do mercado para o produto e investimentos em grãos especiais.

O economista e analista de Mercado da Coccamig, Leandro Gomes Ribeiro Costa, ministrou uma palestra com foco na expansão do mercado no país que se mantiver o ritmo de crescimento de consumo de café, a perspectiva é de que em 2012 se torne o maior consumidor do mundo, deixando para trás os EUA, que ocupam o posto desde o final do século 19.

Já a consultora de Mercado de Café da Coccamig, Márcia Yoko, destacou as maneiras do produtor atingir o mercado de cafés especiais e a necessidade do mercado por grãos de qualidade.

O brasileiro não só está bebendo mais café, mas também parece ter tomado gosto pelas qualidades dos grãos especiais. Na medida em que cresce a concorrência internacional, o país passa a cuidar melhor desse produto e a investir em qualidade. De dez anos para cá, surgiu um mercado incipiente de cafés gourmets que vêm ganhando força. Hoje, nota-se que as classes menos abastadas também passam a consumir a bebida. Além disso, o brasileiro, de um modo geral, passou a consumir mais doses de café por dia.

O presidente da Capal, Alberto Adhemar do Valle Júnior, diz que o objetivo do evento é preparar o produtor para as inúmeras opções do mercado. “A nossa intenção com o workshop é mostrar ao produtor o grande leque de opções de vendas que o mercado oferece. Com o bom momento do mercado, o produtor tem que estar informado para poder escolher qual a melhor alternativa de venda. Um aprendizado para o nosso cooperado e também para nós diretores, pois estamos com operações futuras já acertadas, mas ainda estamos só começando no ramo.

De acordo com ele, a maior dificuldade para o produtor de café da região é se preparar para os altos e baixos do mercado. “Nos últimos dez anos, o mercado de café esteve muito ruim, mas agora, o mercado internacional mudou, não tem produto, inclusive, é o menor índice de estoque da história. Este ano é de recuperação, com o preço muito bom. Por isso, o produtor tem que estar preparado para essas mudanças do mercado, planejar uma média de comercialização para que ele tenha um lucro garantido por períodos maiores”.

Segundo Júnior, a Capal tem procurado realizar eventos para capacitar o produtor. “O Brasil é um país grande, com cafés de todos os tipos e várias regiões. Precisamos fazer igual à Colômbia, que tem um produto valorizado no mundo todo, ou seja, temos que ser mais profissionais e relacionar nosso café à história da região do Cerrado e à qualidade dos grãos produzidos aqui. Portanto, temos realizado vários eventos, workshops e seminários para orientar o nosso produtor em busca da qualidade. Trouxemos palestrantes experientes da Coccamig, que passaram orientações de mercado importantes para o nosso cooperado. Tenho certeza que todos saíram satisfeitos com o workshop e vamos promover outros eventos para, cada vez mais, qualificar o produtor e ensiná-lo a analisar o momento do mercado”, destaca o presidente.

Com Ascom

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…