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Workshop destaca bom momento do mercado do café

Workshop destaca bom momento do mercado do café

Produtores da Capal durante workshop sobre o mercado de café - Foto: Saulo Aguiar/Capal

Da Redação – A Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) realizou o Workshop de Comercialização de Café na última sexta-feira (13). O evento, promovido em parceria com o Sebrae/Educampo e a Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig), no Espaço Evas Buffet, contou com a participação de cerca de 150 produtores e destacou o bom momento do mercado para o produto e investimentos em grãos especiais.

O economista e analista de Mercado da Coccamig, Leandro Gomes Ribeiro Costa, ministrou uma palestra com foco na expansão do mercado no país que se mantiver o ritmo de crescimento de consumo de café, a perspectiva é de que em 2012 se torne o maior consumidor do mundo, deixando para trás os EUA, que ocupam o posto desde o final do século 19.

Já a consultora de Mercado de Café da Coccamig, Márcia Yoko, destacou as maneiras do produtor atingir o mercado de cafés especiais e a necessidade do mercado por grãos de qualidade.

O brasileiro não só está bebendo mais café, mas também parece ter tomado gosto pelas qualidades dos grãos especiais. Na medida em que cresce a concorrência internacional, o país passa a cuidar melhor desse produto e a investir em qualidade. De dez anos para cá, surgiu um mercado incipiente de cafés gourmets que vêm ganhando força. Hoje, nota-se que as classes menos abastadas também passam a consumir a bebida. Além disso, o brasileiro, de um modo geral, passou a consumir mais doses de café por dia.

O presidente da Capal, Alberto Adhemar do Valle Júnior, diz que o objetivo do evento é preparar o produtor para as inúmeras opções do mercado. “A nossa intenção com o workshop é mostrar ao produtor o grande leque de opções de vendas que o mercado oferece. Com o bom momento do mercado, o produtor tem que estar informado para poder escolher qual a melhor alternativa de venda. Um aprendizado para o nosso cooperado e também para nós diretores, pois estamos com operações futuras já acertadas, mas ainda estamos só começando no ramo.

De acordo com ele, a maior dificuldade para o produtor de café da região é se preparar para os altos e baixos do mercado. “Nos últimos dez anos, o mercado de café esteve muito ruim, mas agora, o mercado internacional mudou, não tem produto, inclusive, é o menor índice de estoque da história. Este ano é de recuperação, com o preço muito bom. Por isso, o produtor tem que estar preparado para essas mudanças do mercado, planejar uma média de comercialização para que ele tenha um lucro garantido por períodos maiores”.

Segundo Júnior, a Capal tem procurado realizar eventos para capacitar o produtor. “O Brasil é um país grande, com cafés de todos os tipos e várias regiões. Precisamos fazer igual à Colômbia, que tem um produto valorizado no mundo todo, ou seja, temos que ser mais profissionais e relacionar nosso café à história da região do Cerrado e à qualidade dos grãos produzidos aqui. Portanto, temos realizado vários eventos, workshops e seminários para orientar o nosso produtor em busca da qualidade. Trouxemos palestrantes experientes da Coccamig, que passaram orientações de mercado importantes para o nosso cooperado. Tenho certeza que todos saíram satisfeitos com o workshop e vamos promover outros eventos para, cada vez mais, qualificar o produtor e ensiná-lo a analisar o momento do mercado”, destaca o presidente.

Com Ascom

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