Dia de Cooperar 2011 beneficia Casa de Acolhimento São Francisco de Assis

Dia de Cooperar 2011 beneficia Casa de Acolhimento São Francisco de Assis

Da Redação – Os associados e colaboradores da Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal), Cooperativa de Crédito Rural da Região de Araxá (Sicoob Crediara), Cooperativa Integral de Desenvolvimento do Planalto de Araxá (Coind) e a Cooperativa de Profissionais com Formação Técnica ou Superior (Cooperar) vão promover a 3ª edição do Dia de Cooperar (Dia C) com a Casa de Acolhimento São Francisco de Assis. O evento, que terá seu grande momento no próximo dia 3 de setembro, já entrou para o calendário do cooperativismo mineiro e tem o objetivo de potencializar a prática de ações voluntárias no segmento.

A Casa de Acolhimento São Francisco de Assis (Casfa) é uma instituição constituída há 11 anos, 14 de fevereiro de 2000, pelo grupo de jovens da igreja Matriz de São José. A entidade tem como objetivo acolher pessoas desabrigadas e dependentes químicos que queiram uma mudança de vida, dando moradia, alimentação, assistência médica, via Sistema Único de Saúde (SUS) e assistência espiritual. Mantida através de doação da comunidade, a Casa realiza suas atividades através do trabalho voluntário de algumas pessoas e tem capacidade para atender até 25 internos em regime de moradia.

Em 2007, foi iniciada a construção de uma nova sede em um terreno doado pela Prefeitura de Araxá, av. Dr. Atílio Colombo, 990, bairro Salamão Drummond, mas a falta de recursos impediu a conclusão da obra.  A intenção é dobrar a capacidade de atendimento, atendendo 25 pacientes em regime interno e outros 25 no período diurno, todos do sexo masculino, além de contar com estrutura para diversos trabalhos de reabilitação e com outras pessoas da comunidade.

Atualmente, a entidade necessita de doações de material de construção, gêneros alimentícios (arroz, feijão, café, açúcar, óleo, material de higiene e produtos de limpeza, além de equipamentos necessários para um melhor atendimento ao interno (esteiras, escada fisioterapêutica, colchonetes, dentre outros).

De acordo com o assessor de Comunicação da Capal, Edmilson José, a proposta é fazer um Dia C diferente. “Queremos realizar uma ação que promova atividades pontuais. Estamos pensando em ações importantes, que promovam realmente o cooperativismo de uma forma contínua. A Casa de Acolhimento São Francisco de Assis é uma entidade séria que realiza um belo trabalho com pessoas (homens) com histórico de dependência química, álcool e drogas, através do acolhimento e envolvimento em atividades que promovam a inserção social. Neste ano, o nosso Dia C será com essa entidade. Vamos fazer uma campanha para arrecadar alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal que serão entregues no próximo dia 3 de setembro. É extremamente importante a participação e o envolvimento de todos, diretoria, associados e colaboradores Os pontos de arrecadação serão montados na Matriz, Fábrica de Rações e as duas agências da Sicoob Crediara.”

144 mil beneficiados em MG

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram do Dia C de 2010 promovido pela Capal, Sicoob Crediara, Coind e Cooperar, em Araxá. O evento contou com atividades de lazer e recreação para crianças, biblioteca móvel, dicas de saúde, orientações jurídicas, limpeza e plantio na matinha do bairro João Bosco Teixeira.

No ano passado, mais de 15 mil voluntários integraram a corrente do bem proposto pelo Sistema Ocemg/Sescoop-MG e o número de pessoas beneficiadas em todo o Estado foi superior a 144 mil.</p>

Notícias relacionadas