Super banner
Super banner

Prefeito debate andamento das obras no Centro

Prefeito debate andamento das obras no Centro

Reunião com o prefeito / Foto: Raphael Rios

Da Redação/Raphael Rios – O prefeito Jeová Moreira da Costa recebeu uma comissão formada por 20 empresários e pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araxá, Emílio Neumann. Márcio Farid, presidente da Associação Comercial e Industrial (Acia), não pôde comparecer devido a uma viagem para o exterior, mas foi representado por diretores entidade. A reunião começou às 9h30, no Gabinete do prefeito, e durou uma hora, com momentos de debates ríspidos sobre as obras de revitalização no Centro.

Na última quinta-feira (3), o comércio fechou as portas em protesto, principalmente por causa da lentidão dos trabalhos na região. Cerca de 400 pessoas fizeram uma caminhada até a porta da prefeitura com uma pauta de reivindicações com 10 itens.

Durante o encontro com os empresários, essa pauta foi discutida com o prefeito e algumas dúvidas elucidadas. Jeová apresentou todo o projeto do calçadão, inclusive a logística, e definiu a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Alda Sandra Barbosa Marques, como o contato da administração com a classe empresarial.

Além disso, foi formada uma comissão com seis empresários para a participação em reuniões, discussões sobre o andamento da obra e entrega das reivindicações ao Executivo. Com a chegada do Dia das Mães, os empresários temem que as vendas caiam ainda mais se não for feita nenhuma intervenção para que a situação melhore na região.

O prefeito explicou que as obras de rede subterrânea ficaram paradas durante os quatro dias do último feriado prolongado de 1º de Maio por causa da previsão de chuva, o que impossibilitaria a realização dos trabalhos. Já sobre a reivindicação de que as obras sejam executadas 24 horas por dia, ele informou que a empreiteira tem a obrigação de entregar  serviço dentro do prazo determinado, fugindo dele a responsabilidade de mandar ou não, que seja feito dessa forma.

“Reuniões que esta são fortalecedoras porque é uma oportunidade de questionar e as pessoas verem o que está sendo feito de bom em nossa cidade. Com certeza essa obra trará um conforto para todos nós. Claro que durante a execução têm os transtornos e os acidentes, mas nós saímos dessa reunião fortalecidos entendendo os dois lados da moeda”, diz o prefeito.

A previsão é que a obra seja entregue no dia 22 de junho, e até lá, a comissão dos empresários estará por dentro do cronograma de execução. “Eles (empresários) vão colaborar mostrando as necessidades e levando os anseios. Já nós, do outro lado, vamos trabalhar com esses dados e buscar unir o útil ao agradável”, destaca o prefeito.

Prefeito mostrando o projeto das obras / Foto: Raphael Rios

Reivindicações dos comerciantes

– Que as obras sejam executadas 24 horas por dia.

– Que as obras não sejam paralisadas nos finais de semana e feriados.

– Que seja apresentado o projeto definitivo do calçadão.

– Apresentar o cronograma de execução da obra do calçadão.

– Redução do valor do IPTU para as lojas localizadas onde estão as obras.

– Definição quanto à logística com a instalação do calçadão: passagem de caminhões para carga e descarga, carros, policiamento e segurança, entre outros.

– Garantir melhores condições às empresas para o funcionamento do comércio no Dia das Mães.

– Definir na prefeitura uma pessoa para contato direto com os empresários localizados onde ocorrem as obras.

– Ter garantias de que haverá segurança para os lojistas e as mercadorias uma vez que os carros e caminhões estão impedidos de transitarem no Centro.

– Agendar uma reunião com a prefeitura visando ter os esclarecimentos necessários.

Notícias relacionadas