Super banner
Super banner

Cooperativas promovem ação para ampliar Casa de Acolhimento São Francisco de Assis

Cooperativas promovem ação para ampliar Casa de Acolhimento São Francisco de Assis

Alessandro diz que proposta das cooperativas é promover uma grande ação voluntária - Foto: Saulo Aguiar/Capal

O cooperativismo araxaense se mobiliza para um grande desafio. A Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal), Cooperativa Integral de Desenvolvimento do Planalto de Araxá (Coind), Cooperativa de Profissionais com Formação Técnica ou Superior (Cooperar) e Cooperativa de Crédito Rural da Região de Araxá (Sicoob Crediara) já deram início à campanha do Dia de Cooperar do próximo ano (Dia C 2012).

A ação voluntária arrecadará materiais de construção e doações em dinheiro para ampliação da Casa de Acolhimento São Francisco de Assis. A obra, orçada em R$ 80 mil, tem como objetivo atender as principais demandas da instituição, como a construção de um muro em torno da entidade, enfermaria, banheiro e uma nova área para atividades da instituição.

No último dia 3 de setembro, Dia C 2011, as cooperativas, com apoio de associados, imprensa e comunidade em geral, conseguiram arrecadar mais de 500 kg de alimentos não perecíveis, além de cerca de 300 produtos de higiene pessoal e de limpeza. Houve também doações de esteira, computadores, impressora, bicicleta ergométrica e adubos para a produção de horta, uma das principais atividades desenvolvidas com os internos.

Com a grande mobilização realizada, o Dia C entrou para o calendário do cooperativismo araxaense e se consolidou com uma das principais ações sociais no município. O desafio agora é ainda maior. A proposta é envolver comunidade, dirigentes, cooperados, empregados, familiares, imprensa, clientes, fornecedores e parceiros na missão de transformar uma instituição tão importante no município, como a Casa de Acolhimento São Francisco de Assis.

De acordo com o diretor administrativo da Coind, Alessandro Henrique de Souza, a proposta das cooperativas envolvidas no projeto é promover uma grande ação voluntária, que aperfeiçoará a qualidade de atendimento da instituição.

“A Casa de Acolhimento vem realizando um grande trabalho no setor norte da cidade nos últimos anos. Mesmo com muitas dificuldades, a instituição, com ajuda de voluntários, tem recuperado pessoas com dependência química, principalmente o alcoolismo, que é um dos maiores problemas da nossa sociedade. O nosso desafio é mobilizar toda a comunidade para, juntos, conseguirmos materiais para a construção de muro, enfermaria, banheiro e uma nova área para atividades da instituição”, afirma.

Segundo Alessandro, o objetivo é concluir a primeira etapa do projeto até dezembro próximo. “A principal demanda é a construção de um muro em torno da sede para uma maior privacidade dos internos. Só nessa etapa do projeto, serão gastos quase 4 mil tijolos cerâmica 8 furos, 114 sacos de cimento, 30 m³ de areia, 6 m³ de brita, 6 m³ de pedra de mão, 220 blocos 40×20 e 44 barras de ferragens de 3,5 m 7 x10. Toda a obra, muro, enfermaria, banheiro e nova área, está orçada em R$ 80 mil, já que a mão de obra será realizada pelos voluntários da casa. O nosso Dia C 2012 terá a missão de transformar a Casa de Acolhimento São Francisco de Assis e, para isto acontecer, contamos com a cooperação de toda a comunidade araxaense, parceiros, funcionários e associados das nossas cooperativas”, destaca o diretor.

Casa de Acolhimento São Francisco de Assis

A Casa de Acolhimento São Francisco de Assis é uma instituição constituída há 11 anos, em 14 de fevereiro de 2000, pelo grupo de jovens da igreja Matriz de São José. A entidade tem como objetivo acolher pessoas desabrigadas e dependentes químicos que queiram uma mudança de vida, dando moradia, alimentação, assistência médica, via Sistema Único de Saúde (SUS) e assistência espiritual. Mantida através de doação da comunidade, a casa realiza suas atividades através do trabalho voluntário de algumas pessoas e tem capacidade para atender até 25 internos em regime de moradia.

Em 2007, foi iniciada a construção de uma nova sede em um terreno doado pela Prefeitura de Araxá, avenida Dr. Atílio Colombo, 990, bairro Salomão Drummond, mas a falta de recursos impediu a conclusão da obra.

A intenção é dobrar a capacidade de atendimento, atendendo 25 pacientes em regime interno e outros 25 no período diurno, todos do sexo masculino, além de contar com estrutura para diversos trabalhos de reabilitação e com outras pessoas da comunidade.

Notícias relacionadas