Super banner
Super banner

Emissão da carteira de trabalho será suspensa em Araxá

Emissão da carteira de trabalho será suspensa em Araxá

Emissão da carteira de trabalho será suspensa em Araxá 1

Da Redação – Quem pretende entrar no mercado de trabalho nos próximos meses e ainda não possui a carteira de trabalho deve procurar até fevereiro próximo o posto local do Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou o escritório da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) em Araxá. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai suspender temporariamente a emissão na região e só voltará a liberar os documentos quando os postos estiverem equipados para emitir a nova carteira digitalizada, já utilizada por mais de 2 milhões de trabalhadores.

A proposta do novo documento é dificultar fraudes e informatizar a vida do trabalhador através de um modelo com a aparência de um passaporte. O novo documento possui capa azul em material sintético, mais resistente do que o usado no modelo anterior, confeccionado em papel de segurança e com plástico autoadesivo inviolável.

As versões anteriores da carteira de trabalho, ainda manuais, continuam valendo em todo o Brasil e a troca não será necessária. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, informou que até o fim de 2020 todos os trabalhadores terão o cartão digital que funcionará como um documento oficial para comprovação de registro trabalhista e consulta de saldo de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), abonos, PISPasep e outros benefícios.

A coordenadora do Sine/Araxá, Gisaura Andrade, diz que a emissão da carteira de trabalho de papel seria suspensa em dezembro passado, mas o prazo foi prorrogado para não prejudicar os trabalhadores.

“Pedimos que as pessoas que ainda não possuem o documento que procurem imediatamente o posto do Sine ou o escritório da Delegacia Regional do Trabalho em Araxá para solicitar a carteira. A partir do dia 28 de fevereiro não vamos mais emitir o documento em papel e não temos uma expectativa de quando poderemos conceder a carteira digitalizada. Alertamos o trabalhador para que não haja qualquer problema ou reclamação quanto à suspensão da emissão do documento.”

De acordo com ela, o Sine e a DRT vão receber os equipamentos necessários para emitir o documento digitalizado. “A compra dessas máquinas serão feitas pelo Estado, mas também não temos a expectativa de quando vai acontecer. Pode demorar muito pouco tempo, como pode demorar meses. Além disso, temos que fazer o treinamento de pessoal e isso só vai acontecer quando os equipamentos chegarem. É bom deixar claro que essa medida é uma orientação do Ministério do Trabalho, uma ordem direta que temos que executar”, esclarece Gisaura.

Emissão

Para emitir a primeira via da carteira profissional, o trabalhador deve apresentar uma foto 3×4 com fundo branco, coloridas ou em preto e branco; o CPF; comprovante de residência e um documento que contenham as informações necessárias ao preenchimento da qualificação civil, ou seja: nome, local/Estado de nascimento, data de nascimento, filiação e documento com número e órgão emissor (carteira de identidade, ou certidão de nascimento, ou certidão de casamento).

Notícias relacionadas