Super banner

Detran divulga balanço do primeiro trimestre de processos instaurados contra condutores infratores

Detran divulga balanço do primeiro trimestre de processos instaurados contra condutores infratores

Detran divulga balanço do primeiro trimestre de processos instaurados contra condutores infratores 1

O balanço dos processos instaurados contra condutores de veículos durante o primeiro trimestre deste ano foi divulgado, nesta semana, pela delegada Inês Borges Junqueira, da Coordenação de Infrações e Controle do Condutor (CICC) do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG). Somente de janeiro a março, foram instaurados 18.759 processos, o que representa um aumento de 400% em comparação ao mesmo período de 2013, quando 4.875 processos foram instaurados em Minas Gerais.

A instauração do processo é o primeiro passo para a responsabilização do condutor que atingiu a pontuação máxima na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou para o motorista que cometeu infrações que, por si só, originam um processo, como dirigir sob a influência de álcool, disputar corrida (racha), entre outros. Cerca de 98% dos processos resultam na suspensão ou cassação da carteira de habilitação dos condutores infratores

A delegada Inês Junqueira atribui o aumento expressivo do número de processos ao constante empenho do Detran/MG em acabar com a impunidade no trânsito. Ela explica que após o processo ser instaurado, o condutor é notificado apenas pelos Correios, tendo um prazo estabelecido para apresentar sua defesa ou fazer a entrega da CNH.

Durante a apresentação do balanço, a delegada fez um alerta à população, destacando que o Detran/MG não notifica condutores por meio de e-mail. Ela conta que, nas últimas semanas, inúmeros motoristas alegam ter recebido, por meio de mensagens eletrônicas, o aviso da notificação. De acordo com Inês Junqueira, o condutor pode evitar o golpe, fazendo a consulta de sua pontuação diretamente no site www.detran.mg.gov.br .

Em Minas Gerais, o ranking das infrações mais cometidas é liderado pelo excesso de velocidade, que representa 20% dos casos. O uso do telefone celular ao volante é o segundo colocado. A Lei Seca, por sua vez, fez com que a infração da embriaguez ao volante caísse dez posições, ocupando hoje a 37ª posição.

Notícias relacionadas