Super banner

João Bosco fala sobre prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Urbano

João Bosco fala sobre prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Diário de Araxá inaugura uma série de reportagens semanais sobre as prioridades de cada secretaria municipal em 2010 e tempo restante da gestão 2009/2012 do prefeito Jeová Moreira da Costa. Abrindo a série, você confere os principais projetos previstos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, em entrevista com o secretário João Bosco Borges.

Ele assinala ações como o Centro Administrativo, revitalização do Parque do Cristo, recuperação de ruas, construções de Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e da Unioeste. Segundo o secretário, todas essas ações devem superar investimentos da ordem de R$ 20 milhões.

João Bosco fala sobre prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Urbano 1

Centro Administrativo

A área da avenida João Paulo II onde receberá o Centro Administrativo da Prefeitura de Araxá (abrangendo também as futuras sedes da Câmara Municipal e do Fórum de Justiça) está praticamente com a terraplanagem pronta.

João Bosco afirma que o processo licitatório para a construção dos três primeiros blocos que vão compreender as secretarias de Educação, de Desenvolvimento Rural e de Saúde está em fase final de conclusão. Após isso, ele diz que os blocos estão previstos para serem entregues entre seis e oito meses.

João Bosco fala sobre prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Urbano 2

“Concomitantemente com a licitação, vamos construir as demais secretarias e até a metade de 2011 todas já estarão implantadas. Já o prédio central, o que poderíamos chamar de palácio do governo, está em paralelo com essas obras. Quando as secretarias estiverem prontas, partimos para a construção dele para que esteja concluído até o final da administração 2009/ 2012. A priori, estamos utilizando recursos próprios, mas buscando parcerias para a construção do Centro Administrativo”, afirma o secretário.

Revitalização do Parque do Cristo

“O projeto já está pronto e o encaminhamos para a licitação. Os recursos do governo federal da ordem R$ 260 mil já estão assegurados, um apoio que tivemos do deputado Aracely de Paula, e tão logo a revitalização do Parque do Cristo será executada”, diz João Bosco.

João Bosco fala sobre prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Urbano 3

Recuperação de diversas ruas

O secretário afirma que a cerca de 50 ruas estarão recuperadas até o meio deste ano.

“A avenida Imbiara foi a primeira contemplada e o recapeamento estará concluído até o fim desta semana. A ação será feita nas principais artérias que desafogam o trânsito pesado da cidade e vamos partir para ruas como a Terêncio Pereira, Totonho Pereira, Rio Branco, Pará e outras. A nossa intenção é recuperar toda a malha viária da cidade até o final de 2012”, diz João Bosco.

João Bosco fala sobre prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Urbano 4

Ele lembra que a avenida Antônio Carlos será recuperada dentro do projeto de revitalização do Centro, que também compreende a restauração da Igreja Matriz de São Domingos e a construção do Espaço do Conhecimento no terreno do antigo mercado municipal.

Cemeis

Na área de educação, João Bosco destaca a entrega neste início de ano de dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) – bairros Abolição e Pão de Açúcar.

“O Cemei do Abolição já está concluído e a empreiteira está fazendo as revisões finais para que ele seja entregue no final de janeiro. O Cemei do Pão de Açúcar vai ser entregue no final de fevereiro. Agora estamos partindo para a construção de um Cemei no bairro Dona Beja.”

Unioeste

No setor de saúde, João Bosco destaca a extensão do atendimento no setor Oeste da cidade com a construção da Unidade de Saúde Oeste (Unioeste), no bairro São Domingos, e será a quinta unidade de Araxá.

“O projeto está concluído e aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Também segue para licitação e dentre de 45 a 60 dias estaremos executando a obra, que deve ser entregue ainda este ano. Será uma edificação que atenderá da mesma forma com as outras unidades, mas dentro de um projeto mais moderno”, destaca.

Notícias relacionadas