Procura por voos domésticos cresceu 32% durante o mês de março

Procura por voos domésticos cresceu 32% durante o mês de março

A procura por voos domésticos durante o mês de março aumentou 32% em comparação com o mesmo período de 2009. Segundo dados divulgados hoje (14) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o crescimento acumulado durante o primeiro trimestre de 2010 chega a 35% em comparação com os primeiros três meses do ano passado.

Já com relação aos voos para destinos internacionais operados por companhias brasileiras, houve, somente no mês passado, um aumento de 10,8% na demanda. Com isso, a compra de passagens aéreas para o exterior neste primeiro trimestre foi 2,8% superior ao mesmo período de 2009.

Além da maior procura por passagens, a ocupação dos voos também registrou uma melhora em comparação com março de 2009, passando de 59% de ocupação para 65% nos voos domésticos.

Ainda de acordo com a Anac, em março também foi registrado um acirramento da concorrência entre as companhias aéreas, com a Gol/Varig se aproximando da TAM, líder do setor.

Com um crescimento de demanda de 38,5% na comparação com março de 2009, a Gol/Varig atingiu a participação de 41,44% do mercado nacional, ante 41,75% da TAM, que cresceu 11,8% no mesmo período. Já nas rotas internacionais oferecidas pelas companhias brasileiras, a TAM domina 85% do mercado, ante 14,6% da Gol/Varig.

A Webjet viu sua demanda doméstica dobrar em relação a março do ano passado, atingindo 6% de participação. Já a Azul manteve a quarta colocação, com 5,2% do mercado, registrando crescimento expressivo de 218%. A OceanAir agora detém 2,4% de participação, seguida de perto pela Trip, com 2,1%.

Com ABr

Notícias relacionadas